A TV Cidade continua a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de São Luís, com o programa Eleições 2020.
Nessa terça-feira (27) a emissora recebeu o sexto entrevistado, Eduardo Braide (PODEMOS). O candidato respondeu as perguntas feitas pelos apresentadores da TV Cidade, Gabriela Almeida e Davi Araújo. Braide apresentou propostas e comentou suas experiências anteriores como gestor, secretário e as emendas parlamentares como deputado destinadas a capital maranhense.
EDUCAÇÃO
Braide firmou compromisso de construção de creches de tempo integral com recursos do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Será criada a Secretaria Adjunta para Assuntos Comunitários para melhorar a relação entre a Prefeitura de São Luís e as escolas comunitárias. Sobre os impactos da Covid-19 na educação na rede municipal, a proposta é realizar intervenções nas escolas existentes, melhorar a parte física da escola, capacitar os professores com retorno das aulas apenas com garantia de segurança sanitária.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Lançou compromisso de apoiar políticas públicas para pessoas em situação de rua, fazer levantamento e cadastro de pessoas vulneráveis, reformar e ampliar atendimento dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), melhorar orçamento da assistência social.
INFRAESTRUTURA
O candidato propõe realizar um levantamento para identificar pontos de conexão entre os bairros da cidade onde a prefeitura pode intervir na infraestrutura, liberando as avenidas principais para o transporte coletivo. Quanto à acessibilidade, será criada a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, além de reestruturação das calçadas.
EMPREGO E RENDA
Estimular atrações culturais e turísticas o ano inteiro com o Programa Municipal de Cultura, além de implantar programa de estágio remunerado, dialogar com a iniciativa privada.
SAÚDE
Terminar as obras do Hospital da Criança, aproveitar estrutura de outras unidades de saúde da capital para atendimento imediato para crianças e reforçar unidades de atenção básica,
TRANSPORTE
O candidato quer trazer de volta ônibus articulados com viagens expressas entre terminais, além de parcerias com iniciativa privada para instalação de novos modelos de transporte. Braide propõe implantar ciclovias e ciclo faixas interligadas com os terminais de integração.
Abaixo a entrevista completa com o candidato Eduardo Braide (PODEMOS) a prefeito de São Luís.
Assista:
O próximo entrevistado será o candidato Bira do Pindaré (PSB), na próxima quarta-feira (28). As entrevistas serão exibidas sempre após o programa Balanço Geral-MA, às 14h30. O último programa está previsto para ser exibido no dia 2 de novembro.
O programa Eleições 2020 terá cerca de 40 minutos com entrevistas individuais com todos os candidatos, conduzidas pelos apresentadores e com a participação dos repórteres da TV Cidade.
ORDEM DAS ENTREVISTAS
No último dia 6 de outubro foi realizado o encontro com representantes dos candidatos na sede da TV Cidade para definir as datas das sabatinas e reforçar a aplicação de todas as normas de segurança sanitárias necessárias para evitar a proliferação do novo Coronavírus.
Na ocasião, ficou decidida a ordem das entrevistas.
Confira:
20/10: Neto Evangelista (DEM) [assista a entrevista aqui]
21/10: Franklin Douglas (PSOL) [assista a entrevista aqui]
22/10: Yglésio Moyses (PROS) [assista a entrevista aqui]
23/10: Hertz Dias (PSTU) [assista a entrevista aqui]
26/10: Rubens Pereira Jr. (PCdoB) [assista a entrevista aqui]
27/10: Eduardo Braide (Podemos)
28/10: Bira do Pindaré (PSB)
29/10: Duarte Júnior (Republicanos)
30/10: Silvio Antônio (PRTB)
02/11: Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade)
PLEITO EM 2020
As eleições em 2020 foram adiadas e acontecem nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno - se houver) de acordo com a Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho.
No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores.
De acordo com os dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147.918.483 eleitores brasileiros vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros.
O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.
Desde o dia 27 de setembro os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.
Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020.
Apesar do adiamento das eleições, a propaganda eleitoral continuará seguindo as normas estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610/2019, que regulamenta a matéria. Esse é um tema sensível do Direito Eleitoral, uma vez que a violação das regras da propaganda figura como uma das principais causas de judicialização dos pleitos e causa de cassação de diplomas e mandatos.