Eleições 2020: Rubens Júnior é o 5º entrevistado da TV Cidade

A TV Cidade continua a série de entrevistas com os candidatos para ocupar o cargo de prefeito de São Luís, no programa Eleições 2020.

Na última segunda-feira (26) o quinto entrevistado, foi o candidato Rubens Júnior (PCdoB). O candidato respondeu as perguntas feitas pelos apresentadores da TV Cidade, Sérgio Murilo e Markos Martins.

A entrevista aconteceu por meio de plataforma digital, já que o candidato ainda se recupera da Covid-19. Rubens citou programas dos quais participou enquanto secretário estadual das Cidade e reforçou a parceria entre Prefeitura de São Luís e governo do Estado.

EDUCAÇÃO
O candidato quer verificar quais os melhores mecanismos de compensação educacional entre os alunos da rede particular e rede pública por conta do cancelamento das aulas em escolas  municipais devido a pandemia do novo Coronavírus. O objetivo é priorizar a reorganização da grade escolar com aulas em horários excepcionais.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Rubens falou em valorizar os centros POP, de acolhimento a pessoas em situação de rua, ampliar o Centro de Atenção Integrada a Saúde do Idoso (CAISI) e melhorar segurança alimentar dos estudantes da rede municipal de ensino.

INFRAESTRUTURA
Destacou o programa São Luís em Obras, quer desenvolver um programa de padronização de calçadas, incentivo de desenvolvimento urbano, revitalização das paradas e pontos finais de ônibus.

EMPREGO E RENDA 
O objetivo é salvar empregos e empresas criando o fundo municipal de empregos. A meta é gerar 10 mil novos empregos no primeiro ano de governo, com capacitar mão de obra. 

SAÚDE
Rubens falou que o Hospital da Ilha será o novo Socorrão de São Luís, atendendo urgência e emergência. Os Socorrões I e II serão referencias para cirurgias. O objetivo é construir mais postos de saúde, ampliando horários de funcionamento, aumentar número de policlínicas, ampliar atenção com a saúde básica.

TRANSPORTE
O candidato propõe ligar as redes de ciclovias existentes e interligar com universidades e terminais de integração. O foco é valorizar transporte coletivo, aumentando segurança e acessibilidade dos ônibus. A proposta é aumentar horários e itinerários dos ônibus.

Abaixo a entrevista completa com o candidato Rubens Jr. (PC do B) a prefeito de São Luís.

Assista:

O próximo entrevistado será o candidato Eduardo Braide (Podemos),  na próxima terça-feira (27). As entrevistas serão exibidas sempre após o programa Balanço Geral-MA, às 14h30. O último programa está previsto para ser exibido no dia 2 de novembro.

O programa Eleições 2020 terá cerca de 40 minutos com entrevistas individuais com todos os candidatos, conduzidas pelos apresentadores e com a participação dos repórteres da TV Cidade.

ORDEM DAS ENTREVISTAS

No último dia 6 de outubro foi realizado o encontro com representantes dos candidatos na sede da TV Cidade para definir as datas das sabatinas e reforçar a aplicação de todas as normas de segurança sanitárias necessárias para evitar a proliferação do novo Coronavírus.

Na ocasião, ficou decidida a ordem das entrevistas.

Confira:
20/10: Neto Evangelista (DEM) [assista a entrevista aqui]
21/10: Franklin Douglas (PSOL) [assista a entrevista aqui]
22/10: Yglésio Moyses (PROS) [assista a entrevista aqui]
23/10: Hertz Dias (PSTU) [assista a entrevista aqui]
26/10: Rubens Pereira Jr. (PCdoB) 
27/10: Eduardo Braide (Podemos)
28/10: Bira do Pindaré (PSB)
29/10: Duarte Júnior (Republicanos) 
30/10: Silvio Antônio (PRTB) 
02/11: Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade)

PLEITO EM 2020

As eleições em 2020 foram adiadas e acontecem nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno - se houver) de acordo com a Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho.

No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores.

De acordo com os dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147.918.483 eleitores brasileiros vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.

Desde o dia 27 de setembro os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet.

A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.

Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020.

Apesar do adiamento das eleições, a propaganda eleitoral continuará seguindo as normas estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610/2019, que regulamenta a matéria. Esse é um tema sensível do Direito Eleitoral, uma vez que a violação das regras da propaganda figura como uma das principais causas de judicialização dos pleitos e causa de cassação de diplomas e mandatos.

Compartilhe
Conteudo Relacionado