A TV Cidade continua a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de São Luís, com o programa Eleições 2020.
Nessa sexta-feira (30) a emissora recebeu o nono entrevistado, Silvio Antônio (PRTB). O candidato respondeu as perguntas feitas pelos apresentadores da TV Cidade, Daniel Meireles e Davi Araújo. Silvio Antônio afirma ser o único candidato de direita concorrendo o cargo de prefeito e quer trabalhar alinhado ao Governo Federal. O objetivo é modernizar a capital com soluções inspiradas em ações de sucesso vistas em outras cidades brasileiras e internacionais.
EDUCAÇÃO
Pretende combater corrupção e desvio de dinheiro na Educação. Propõe reunir uma equipe técnica especializada para estudar a volta às aulas já no inicio do ano. As aulas do ano letivo de 2020 devem seguir até o mês de abril de 2021 com redução de férias dos alunos. Em maio deve começar o ano letivo de 2021.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
O candidato pretende resgatar cursos profissionalizantes, continuar programas de sucesso na capital. Aplicar programas atentos às classes em vulnerabilidade, como por exemplo, os idosos, com um centro especializado.
INFRAESTRUTURA
Silvio Antônio criticou a falta de planejamento em infraestrutura para os próximos anos em São Luís. Pretende solicitar apoio do Governo Federal para investimentos em São Luís. Pretende reunir equipe técnica especializada para fazer grandes obras de infraestrutura, como viadutos que podem resolver os problemas no trânsito.
EMPREGO E RENDA
A meta é desburocratizar processos e taxas para incentivar empreendedorismo e pequenas empresas. Diálogo e assistência aos trabalhadores informais, basear em empreendimentos e programas de sucesso de outras cidades, além de parcerias com instituições de capacitação profissional.
SAÚDE
Criticou a transparência da aplicação de recursos públicos na saúde durante a pandemia e defendeu uso da cloroquina no tratamento inicial da Covid-19. O candidato propõe valorizar os profissionais de saúde e revisar o plano de cargos e salários da categoria. Destacou o alto número de casos de Leishmaniose Visceral, mais conhecida como Calazar, doença que pode ser transmitida de animais infectados para os humanos. Propõe trabalhar na conscientização e vacinação, além de atendimento veterinário público.
TRANSPORTE
Facilitar meios de transporte com bicicleta, com estudos para construção de ciclovias, fazer rotas de ciclistas para turismo em reservas ambientais.
Abaixo a entrevista completa com o candidato Silvio Antônio (PRTB) a prefeito de São Luís.
Assista:
O próximo e último entrevistado será o candidato Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade), na segunda-feira (2). As entrevistas são exibidas sempre após o programa Balanço Geral-MA, às 14h30.
O programa Eleições 2020 terá cerca de 40 minutos com entrevistas individuais com todos os candidatos, conduzidas pelos apresentadores e com a participação dos repórteres da TV Cidade.
ORDEM DAS ENTREVISTAS
No último dia 6 de outubro foi realizado o encontro com representantes dos candidatos na sede da TV Cidade para definir as datas das sabatinas e reforçar a aplicação de todas as normas de segurança sanitárias necessárias para evitar a proliferação do novo Coronavírus.
Na ocasião, ficou decidida a ordem das entrevistas.
Confira:
20/10: Neto Evangelista (DEM) [assista a entrevista aqui]
21/10: Franklin Douglas (PSOL) [assista a entrevista aqui]
22/10: Yglésio Moyses (PROS) [assista a entrevista aqui]
23/10: Hertz Dias (PSTU) [assista a entrevista aqui]
26/10: Rubens Pereira Jr. (PCdoB) [assista a entrevista aqui]
27/10: Eduardo Braide (Podemos) [assista a entrevista aqui]
28/10: Bira do Pindaré (PSB) [assista a entrevista aqui]
29/10: Duarte Júnior (Republicanos)[assista a entrevista aqui]
30/10: Silvio Antônio (PRTB)
02/11: Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade)
PLEITO EM 2020
As eleições em 2020 foram adiadas e acontecem nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno - se houver) de acordo com a Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho.
No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores.
De acordo com os dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147.918.483 eleitores brasileiros vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros.
O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.
Desde o dia 27 de setembro os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.
Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020.
Apesar do adiamento das eleições, a propaganda eleitoral continuará seguindo as normas estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610/2019, que regulamenta a matéria. Esse é um tema sensível do Direito Eleitoral, uma vez que a violação das regras da propaganda figura como uma das principais causas de judicialização dos pleitos e causa de cassação de diplomas e mandatos.