A brasileira ou o brasileiro residente em outro país também pode participar das eleições no Brasil. O eleitor residente no exterior que está com alguma pendência eleitoral, pode solicitar diretamente à Justiça Eleitoral (na página oficial do TSE: www.tse.jus.br). O cidadão pode tirar o título eleitoral por meio da plataforma Título Net, no Portal do TSE na internet. O eleitor inscrito no exterior vota somente para presidente e vice-presidente da República, de 4 em 4 anos.
Não é mais necessário comparecer ao escritório da representação diplomática para retirar o novo título de eleitor. Uma vez pronto, ele pode ser visualizado por meio do aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente em lojas virtuais para os sistemas operacionais iOS e Android. O app ainda pode ser impresso no Autoatendimento do Eleitor, também disponível no Portal do TSE.
O sistema Autoatendimento Eleitoral - Título Net disponibiliza, entre outros, os seguintes serviços da Justiça Eleitoral a cidadãs e cidadãos residentes no exterior:
- tirar o primeiro título (alistamento);
- alterar dados pessoais;
- incluir o nome social;
- atualizar o endereço;
- trocar o local de votação;
- regularizar título eleitoral cancelado (revisão);
- transferir o município de domicílio eleitoral, com possibilidade de correção de dados ou de regularização do título eleitoral cancelado (transferência).
Acesse o sistema Autoatendimento Eleitoral - Título Net.
Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.