Na última semana, um homem de 28 anos foi preso no Terminal de Integração do bairro Cohab, em São Luís. Ele teria marcado um encontro com uma criança de apenas 9 anos pela internet. As conversas foram descobertas pelos pais da menina. Em uma delas, o homem usa termos sexuais e pede para que a criança apague as mensagens.
A mãe da vítima conversou com uma equipe de reportagem da TV Cidade/RecordTV e relatou o ocorrido, dizendo que o perfil da criança era monitorado pelos pais e que eles tiveram acesso às conversas desde o início. O conteúdo das conversas trocadas entre ele e supostamente a criança mostram que em 24 de junho aconteceu a primeira tentativa de iniciar uma conversa com "bom dia", até que o diálogo evoluiu pra um teor sexual. Foi quando decidiram marcar o encontro. A família se desesperou quando o homem disse que poderia ir até a escola da criança se encontrar com ela quando as aulas retornassem.
No terminal de integração, o suspeito foi agredido e levado para a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA). Depois de ser ouvido, o rapaz foi liberado, mas teve o celular apreendido. Ele foi liberado porque não houve crime, já que não houve diálogo ou contato por meio de mensagens com a criança e sim, com os responsáveis legais.
Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/RecordTV.
Assista abaixo:
Em entrevista a TV Cidade/RecordTV, o advogado Dyego Moraes disse que por mais que o homem tenha sido preso em flagrante, não houve fator legal que determinasse a prisão dele. A conversa foi feita com os pais da criança, além de não ter sido comunicado à Polícia Civil do Maranhão. O advogado explica que se o fato tivesse sido comunicado a polícia judiciária, o delegado poderia ter iniciado um inquérito policial e a prisão em flagrante no momento do ato. Outras pessoas que foram vítimas devem comunicar imediatamente a autoridade policial para recolhimento de provas.
Dados da Polícia Civil apontam que mais de 22 denúncias de assédio envolvendo crianças e adolescentes foram registradas no Maranhão, de janeiro a março de 2023. Em todo o ano passado foram 99 denúncias.
Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record TV.