A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) teve início na última segunda-feira (10), em Belém (PA), reunindo delegações de mais de 190 países, pesquisadores e lideranças sociais. A participação do Maranhão conta com apresentações de projetos voltados à redução de impactos ambientais, incentivo à bioeconomia e recuperação de áreas degradadas.
Entre as propostas apresentadas, está o programa intitulado “Agentes Ambientais Comunitários”, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) em parceria com as secretarias de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Participação Popular. A iniciativa prevê 5 mil bolsas mensais de R$ 300 para integrantes de comunidades tradicionais e povos originários, com capacitação e reconhecimento do papel dessas populações na proteção das florestas e dos recursos hídricos.
Mais informações na reportagem de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.