O Maranhão, com sua vasta cobertura vegetal e localização estratégica próxima à Amazônia, tem sido palco frequente de operações de combate à exploração e transporte ilegal de madeira. Em 2024, as forças de segurança intensificaram ações para reprimir essas práticas, resultando em apreensões significativas.
Somente em 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 6.300 metros cúbicos de madeira ilegal no Maranhão, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Este volume representa um avanço significativo no combate ao crime ambiental, mas também evidencia a persistência da exploração ilegal.
O enfrentamento à exploração florestal no Maranhão envolve um esforço conjunto de diversas instituições, como PRF, PMMA, Polícia Federal e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA-MA). As operações incluem fiscalização em rodovias, inspeções em empreendimentos e uso de tecnologia para monitoramento e identificação de rotas alternativas.
Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.