São Luís: Comitê reforça política de limpeza urbana

São Luís: Comitê reforça política de limpeza urbana
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

A Prefeitura de São Luís, por meio do do Comitê de Limpeza Urbana, já instalou mais de sete mil lixeiras em praças, avenidas, canteiros e diversos locais públicos. As lixeiras estão devidamente adesivadas e instaladas em locais onde a demanda é maior e de fácil acesso. A meta são 10 mil lixeiras. O objetivo é manter a cidade cada vez mais limpa, ponto que reflete sobre outros importantes aspectos de vida da população.

RECICLAGEM

Hoje, São Luís tem o maior índice de reciclagem da região Nordeste, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS). São Luís recicla 5,44% de todo o lixo que produz. Quando o prefeito Edivaldo assumiu a gestão, em 2013, a capital reciclava apenas 0,12% do lixo que produzia. Além de São Luís, somente João Pessoa (PB) tem taxas superior a 1% na região.

São Luís é também uma das cidades brasileiras que mais atendem às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fazendo a destinação adequada dos resíduos em um dos aterros sanitários mais modernos do país, a Central de Gerenciamento Ambiental Titara. A Prefeitura mantém ainda ações permanentes de educação ambiental por meio da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza e inseriu as cooperativas de catadores de materiais recicláveis ao sistema de limpeza urbana, gerando emprego e renda para estes profissionais.

A Prefeitura de São Luís também conta com 18 Ecopontos em funcionamento, distribuídos por diferentes bairros da capital. Até o fim do ano, serão 20 estruturas que possibilitarão maior capacidade de gestão do lixo. Duas dessas estruturas, as que estão em fase final de construção, abrigarão os galpões de triagem de materiais recicláveis.

Implantados desde 2016, os Ecopontos são uma política importante da gestão de resíduos sólidos em São Luís porque integram diversas ações. A principal delas é garantir à população um espaço adequado para a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, incentivando a reciclagem e atitudes sustentáveis.

Mais informações na reportagem de Rafaela Moreira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

Compartilhe
Conteudo Relacionado