Caso Mariana Costa: ex-cunhado Lucas Porto é condenado a 39 anos de prisão

Após seis de julgamento, chegou ao fim na madrugada desta segunda-feira (5) o julgamento do empresário Lucas Porto pelo crime praticado contra a ex-cunhada Mariana Costa, em novembro de 2016.

Lucas Porto foi condenado pelo júri popular a 39 anos de prisão, 30 anos por homicídio com quatro qualificadoras (feminicídio, asfixia, impossibilidade de defesa e ocultação de provas), e 9 anos de prisão por estupro.

A defesa informou que vai recorre a sentença, mas o juiz José Ribamar Goulart Heluy Júnior, que presidiu o julgamento, negou o direito de recorrer da decisão em liberdade. 

Lucas será encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde deverá cumprir a pensa em regime fechado. 

O Tribunal do Júri iniciou na última quarta-feira (30). Ao todo, foram ouvidas 21 testemunhas, duas foram dispensadas após acordo entre a defesa e o Ministério Público do Maranhão, são elas: Marcus Renato, viúvo de Mariana Costa, e Maurício Matos (delegado de polícia).

Acompanhe a conclusão do julgamento na reportagem de Marcos Martins:

O CRIME

Mariana Menezes de Araújo Costa, 33 anos, foi encontrada morta no apartamento em que morava no bairro Turu, em São Luís no dia 13 de novembro de 2016. As investigações da Polícia Civil apontaram que ela foi estuprada e morta por asfixia. Segundo a polícia, a perícia revelou lesões no corpo da vítima, resultantes de intensa luta corporal com o assassino. Inchaço na cabeça, manchas nas pernas, marcas de esganadura no pescoço e outras lesões de defesa foram os indícios encontrados.

O empresário Lucas Leite Ribeiro Porto, cunhado da vítima, foi preso no mesmo dia do assassinato. Informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão afirmam que as imagens do circuito interno de segurança do prédio onde Mariana estava mostram que Lucas foi a única pessoa que visitou o apartamento no horário do crime.

CONFIRA UM RESUMO DO PERÍODO DE JULGAMENTO:

1º dia:

2º dia:

3º dia:

4º dia:

 

 

 

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado