SAMU de São Luís já recebeu mais de 11 mil trotes telefônicos em 2023

SAMU de São Luís já recebeu mais de 11 mil trotes telefônicos em 2023
Foto: arquivo/TV Cidade/RecordTV.

O primeiro semestre de 2023 teve 11.026 chamadas popularmente conhecidas como trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A prática atrapalha a prestação do serviço, interfere no salvamento de vidas e é tipificada como crime.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), o SAMU recebeu em 2022, 20.373 chamadas que foram consideradas trote.

O coordenador do SAMU, Giuseppe Rocha, disse que um detalhe chama a atenção: a maior parte dos trotes é realizada por pessoas adultas. No sistema do serviço, todos os números das pessoas que realizam as ligações são identificados e, quando elas passam trotes, os números são sinalizados em vermelho e vão para uma lista de números a serem encaminhados à polícia. O trote está classificado como crime nos Artigos 265, 266 e 340 do Código Penal e, nos três, a pena prevista é de detenção de até cinco anos e multa.

Mais informações na reportagem de Marcos Martins, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record TV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado