ALEMA lança cartilha com leis de direitos e proteção às mulheres

ALEMA lança cartilha com leis de direitos e proteção às mulheres.
Foto: divulgação/ALEMA.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), conduziu, na tarde desta quarta-feira (8), a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). O evento foi marcado também pelo lançamento da cartilha “Mermã, teu direito é lei!”, criada pela Procuradoria da Mulher da Alema em parceria com o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema). O material reúne as leis estaduais e federais sancionadas para garantir mais direitos e proteção às mulheres.

De acordo com Iracema Vale, a Assembleia dá mais um "grito de guerra" com o lançamento da cartilha. Ela lembrou, ainda, que a atual legislatura faz história pelo fato de contar com 12 deputadas e eleger para a Presidência da Casa a primeira mulher em quase 200 anos de existência. 

“Somos 12 mulheres, ou seja, é a maior bancada feminina em toda a história deste Parlamento. Isto mostra a nossa força. Mas quero destacar que empoderamento feminino não significa que queiramos ser mais fortes que os homens. Nossa luta é por mais espaço e reconhecimento”, afirmou Iracema Vale.

A chefe do Legislativo maranhense destacou, ainda, que o trabalho da Assembleia com o lançamento da cartilha é garantir, por meio do conhecimento, apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

“O conhecimento também é uma forma de poder, por isso destaco esse interessante trabalho da deputada Daniella, nossa procuradora da Mulher, com apoio do Gedema, que é a cartilha”, assinalou Iracema.

A procuradora da Mulher da Alema, deputada Daniella, afirmou que a data, além de ser extremamente importante, é um momento de reflexão e reconhecimento de todas as lutas que fizeram com que as mulheres conquistassem os espaços que têm atualmente.

Daniella citou dados sobre a violência contra a mulher no Maranhão, que revelam um elevado índice de feminicídio. “Nós sabemos de todas as lutas que nós travamos para chegarmos a este momento em que celebramos as nossas conquistas, mas devemos continuar essa batalha em busca de mais espaços”, afirmou.

Homenageadas .

Uma das homenageadas, a ex-deputada estadual Helena Barros Heluy ficou emocionada com os aplausos recebidos em reconhecimento ao trabalho que desenvolveu como parlamentar e por suas lutas em favor das mulheres. 

“Chego a pensar que o trecho de uma das obras do poeta Gonçalves Dias, 'Menino, eu vi', deve se referir a mim. Vi muitas coisas aqui, como o início da construção deste prédio e os primórdios da luta em busca do fortalecimento feminino. Passei dez anos nesta Casa e, ao completar quase 93, digo que também chegamos ao futuro. As coisas que vi sendo construídas no passado estão se materializando. É o futuro acontecendo bem perto da gente. A política é interessante e temos que reconhecer. Não se faz política somente com mandato, mas com luta, reivindicações e isso tem de ser valorizado”, destacou Helena Heluy.

Também se manifestaram a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; a coronel PM Augusta Andrade, primeira comandante da Patrulha Maria da Penha; a primeira diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena; a suplente de deputada estadual e dirigente do PSB Inclusão, Isabelle Passinho, representando a classe das pessoas com deficiência; a juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), Anna Graziella Costa; e a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias Especia da Mulher.

Participações

Na lista das homenageadas, participou a primeira procuradora-geral de Justiça do Maranhão, Elimar Figueiredo. Também se fizeram presentes as deputadas Andreia Rezende (PSB), Cláudia Coutinho (PDT),  Dra. Viviane (PDT),  Edna Silva (Patriotas), Fabiana Vilar (PL), Janaína Ramos (Republicanos), Mical Damasceno (PSD) e Solange  Almeida (PL).

Também prestigiartam a sessão solene os deputados Antônio Pereira (PSB), Neto Evangelista (União Brasil), Rafael (PSB), Arnaldo Melo (PP), Wellington do Curso (PSC); Florêncio Neto (PSB), Aluísio Santos (PL) e Erick Costa (PSD).

 A Câmara Municipal de São Luís foi representada pelas vereadoras Karla Sarney e Silvana Noely. 

Compartilhe
Conteudo Relacionado