Como parte das atividades do Novembro Negro, o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação) realizou, neste sábado (30), a 18ª edição da Marcha da Periferia. Com o tema “Reparação histórica, já!”, o evento aconteceu no Quilombo Liberdade e reuniu grupos quilombolas, indígenas, trabalhadores rurais, além de movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos e coletivos da juventude.
A Marcha reforça a importância de políticas de reparação para os povos historicamente oprimidos. Durante o evento, os organizadores explicam que a escravidão foi um dos maiores crimes cometidos pelo sistema capitalista, destacando que mais de 20 milhões de africanos foram escravizados, com muitos perdendo a vida antes mesmo de chegar ao Brasil.
A marcha teve início no Viva da Fé em Deus, às 16h, e foi finalizada com um Festival de Cultura Afro no Viva Liberdade. O evento também homenageou importantes figuras da luta negra e indígena, como Dandara, Zumbi dos Palmares, Gerô, Edvaldo Rocha e Janildo Guajajara, entre outros.
“Marchamos em memória daqueles que tombaram, mas também com a esperança de um futuro mais justo e igualitário”, destacaram os organizadores.
Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.