Após uma semana de acampamento em frente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e de reuniões entre representantes de comunidades quilombolas e o Instituto, foram discutidas, na manhã de hoje, medidas para dar celeridade aos processos de regularização fundiária. A pressão para agilizar a regularização de mais de 400 comunidades foi intensificada pelo Movimento Quilombola do Maranhão.
Durante as manifestações, quilombolas e camponeses cobraram a conclusão de processos que tramitam há anos no órgão federal. Segundo o INCRA, foi emitida uma ordem de serviço para definir a equipe responsável pela elaboração de relatório fundiário, planta e memorial descritivo para 16 quilombos com relatórios antropológicos concluídos. Esse trabalho será realizado entre janeiro e dezembro de 2025. O órgão também montará um plano de ação com o MOQUIBOM e definirá um calendário para atualização do andamento dos trabalhos.
Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.