Pacientes diabéticos da região do Anjo da Guarda, em São Luís, tiveram a oportunidade de receber uma consulta de vista gratuita em mais uma ação do projeto De Olho no Diabetes, que já vem acontecendo a cerca de cinco anos pela Grande Ilha. Com origem no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, a ação agora já atende outras regiões da ilha e mesmo pelo interior do Estado, com o objetivo de atender e conscientizar pacientes com diabetes através de palestras educativas e exames gratuitos.
Segundo o oftalmologista Álvaro Botentuit, grande parte dos diabéticos não tem acesso ao exame de fundo de olho que detecta a retinopatia diabética, que pode causar danos oculares sérios, ou mesmo perda da visão. O especialista ainda esclarece que o exame de grau não consegue detectar a doença e que não é necessário esperar que os sintomas apareçam antes de procurar um médico, os exames devem ser preventivos e de acompanhamento.
De acordo com o Ministério da Saúde a diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Além do dano aos olhos, o diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Mais informações na reportagem de Marcos Martins, para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.