Câmara traça estratégias de prevenção e atuação em desastres em São Luís

Câmara traça estratégias de prevenção e atuação em desastres em São Luís
Foto: reprodução

O objetivo do encontro foi discutir ações entre os órgãos para prevenção e atuação em desastres naturais na capital maranhense. Foram abordados assuntos como capacitação, acionamentos de sirenes, monitoramento de áreas sensíveis, temporais, simulados com a população civil, planos de contingências e protocolos de emergências.

Entre os convidados, participaram da reunião o superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexsandro Nogueira Costa; o Coronel Patrício Daniel dos Passos, do Corpo de Bombeiros – CBM/MA, e a Dra. Mônica Lima, representante da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social – SEMCAS.

Encontro necessário

De acordo com o representante do Corpo de Bombeiros, é necessário manter contato próximo entre os órgãos para que todos saibam seus papéis em caso de uma emergência. Além disso, ele destacou o papel da Câmara em traçar as ações previstas pelo Plano de Contingência do Município.

“O Corpo de Bombeiros atua, principalmente, na prevenção. Nossa corporação é o braço operacional da Defesa Civil. Nossos militares estão prontos e capacitados para atuar em eventos de desastres. Por isso, estamos aqui, destacando acima de tudo a preocupação dos vereadores em traçar ações de estratégias previstas no Plano de Contingência”, frisou o oficial militar.

Conforme o superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexsandro Nogueira Costa, a reunião foi muito produtiva. “A reunião foi bastante produtiva, pois serviu para que pudéssemos trabalhar visando traçar planos de estratégias para proteger áreas de risco, preservando, claro, vidas”, declarou.

De acordo com o presidente da Comissão Representativa, vereador Francisco Chaguinhas (PODE), a finalidade da reunião foi alinhar estratégias de prevenção e atuação em desastres junto às mais de 60 áreas de risco mapeadas.

“É de grande importância alinharmos estratégias de prevenção e atuação em desastres junto às mais de 60 áreas de risco mapeadas. Precisamos buscar soluções e cobrar ações urgentes para ajudar esses moradores, que tanto sofrem”, afirmou o parlamentar.

Início das visitas

Após o encontro, ficou definido que a primeira vistoria será realizada na próxima segunda-feira, dia 17, com o objetivo de buscar um trabalho preventivo seguindo uma determinação da administração municipal. Neste primeiro momento, a visita será realizada pelos bairros da Vila Isabel e Matança, ambas localizadas na região do Anil. Em segunda, o cronograma segue para os bairros do Anil e Sacavém. A vistoria deve fechar ao final do mês, nos bairros Vila Embratel e Piancó, ambos localizados no eixo Itaqui-Bacanga.

Fonte: CMSL

Compartilhe
Conteudo Relacionado