De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer bucal é o quinto mais comum entre pessoas do sexo masculino no Brasil e o oitavo em mortalidade nesse grupo, sendo mais prevalente em homens com idade acima de 40 anos.
O câncer bucal é um tumor maligno que pode afetar lábios, gengiva, bochecha, palato e língua. Os sintomas se manifestam de diversas maneiras. Os principais sinais de alerta são lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, podendo apresentar sangramento. Outros sintomas são manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, céu da boca ou bochechas, bem como nódulos na região do pescoço ou rouquidão persistente.
Como prevenção, manter uma higiene bucal é essencial, além de outros cuidados simples como, evitar o fumo; o alto consumo de bebidas alcoólicas; usar preservativo na prática do sexo oral; manter uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas; estar atento a mudanças na coloração ou no aspecto da boca.
Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record.