Cerca de 20% das mulheres grávidas no Maranhão são adolescentes

Cerca de 20% das mulheres grávidas no Maranhão são adolescentes
Foto: arquivo/TV Cidade/RecordTV.

Cerca de 20% das mulheres grávidas no Maranhão são adolescentes, ou seja, pessoas com menos de 18 anos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), nas regionais de saúde de Zé Doca, Santa Inês, Barra do Corda, Bacabal, Viana e Codó, o percentual chega a quase 30% das grávidas.

Nesta quarta-feira (1º), a SES reuniu representantes dos 217 municípios maranhenses em um seminário para realizar o lançamento do Plano Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Com uma programação composta por palestras e mesas de discussão, o Seminário “Prevenção da Gravidez na Adolescência: Rompendo Barreiras e Quebrando Tabus através da Educação em Saúde” foi realizado no Auditório do Palácio Henrique de La Roque, com um público de aproximadamente 300 pessoas.

De acordo com a psicóloga Nelma Pereira da Silva, chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, a campanha tem um papel importante na busca da redução do índice de gravidez na adolescência.

A presidente da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão, Marynéa Vale, também esteve presente e pontuou que o debate trata de uma questão de saúde pública que deve sensibilizar diversos setores da sociedade, principalmente os profissionais da saúde.

Para a pediatra, existem duas ações prioritárias para alcançar a mudança de indicadores populacionais. “A primeira é a disseminação de informação, na medida em que isso tem o potencial de sensibilizar e fazer com que as pessoas possam modificar suas ações. A segunda é a formação de profissionais, no caso aqui, profissionais de saúde que estão envolvidos de alguma forma com as ações”, explicou Marynéa.

Com informações da SES.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado