Coroadinho recebe ação de combate ao mosquito da dengue

mosquito da dengue
Foto: AIEA (Via ONU News).

O bairro do Coroadinho recebe, esta semana, equipes do Programa de Prevenção e Controle de Arboviroses – dengue, chikungunya e zika, da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, com o apoio da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e da Agencia Executiva Metropolitana (AGEM), para o fortalecimento das ações de combate ao Aedes na capital.

A atividade conjunta chega ao bairro, a partir de segunda-feira (10), e leva ações para eliminação do mosquito, inclusive com pulverização espacial UBV, por meio da utilização do ‘carro-fumacê’. O Dia D de combate ao Aedes será no próximo sábado (15). Simultaneamente, serviços de limpeza serão executados na região do Canal da Macaúba.

“Ações como esta mostram a importância de trabalhar de forma integrada. A mobilização no Coroadinho e Macaúba são um exemplo dessa visão estratégica. Iniciaremos a ação com a visita dos agentes de endemia. A atividade prevê, ainda, a coleta de volumes bagulhosos e serviços de limpeza pública no Canal da Macaúba”, destacou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Léa Márcia Melo da Costa.

Atualmente, o Maranhão é o único estado do Nordeste com circulação do Sorotipo Denv2. Segundo o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti, o bairro do Coroadinho registrou alto índice de infestação (5.3%).

A coordenadora do Programa Estadual de Controle das Arboviroses da SES, Joseneide Matos Silva, observou que o Governo tem investido em capacitações e monitoramento, mas que a população também tem um papel fundamental.

“Queremos convocar a população para realização de atividades preventivas contra o Aedes para além do período chuvoso. O Governo investe na prevenção, mas a comunidade também precisa compreender a sua responsabilidade no dia a dia da luta contra o mosquito”, afirmou.

Macaúba

Segundo o Programa Estadual de Controle das Arboviroses da SES, o Canal da Macaúba não apresentou Índices de Infestação pelo Aedes aegypti, porém a área receberá serviços de capina, e remoção do grande volume de lixo e outros resíduos.

A população também será orientada sobre o risco do descarte irregular de lixo, sobretudo para proliferação do Aedes. Dia D no Coroadinho, Governo e Prefeitura de São Luís realizarão o Dia de Combate ao Aedes no próximo sábado (15).

Na programação, ações de limpeza geral e remoção de entulhos, visitas domiciliares dos agentes de endemias, atividades educativas, palestras, bem como serviços de saúde com teste de glicemia, aferição de pressão, avaliação nutricional, teste rápido de HIV e Sífilis, além de vacinação humana e animal, entre outras.

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado