Pilotos e comissários de voos iniciaram uma paralisação de atividades na última segunda-feira (19) com o objetivo de reivindicar melhores condições de trabalho e reajuste de salário.
A greve foi anunciada na última quinta (15) em assembleia da categoria. Em nota a assessoria do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, informou que até o momento, a paralisação não afetou de forma negativa os voos na capital maranhense.
Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira.
Assista abaixo:
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) afirma que “as negociações recentes buscam assegurar a continuidade da prestação dos serviços essenciais de transporte aéreo para a população e o direito dos clientes de viajar, especialmente, neste período de alta temporada”.
A greve, segundo o sindicato, vai impactar as operações dos maiores aeroportos do país e em estados com grande movimentação de passageiros.
Na lista estão os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Viracopos, em Campinas (SP); além dos terminais de Brasília, Porto Alegre, Confins e Fortaleza.
A paralisação vai durar 2 h, começando às 6h e terminando às 8h e, de acordo com os grevistas, tem a perspectiva de ser realizada por tempo indeterminado. Em 2021, a categoria também tomou a iniciativa de fazer uma paralisação, mas o Tribunal Superior do Trabalho interveio e houve consenso entre os trabalhadores e as companhias aéreas.