Largo da Capela de São Pedro será reaberto neste sábado (18)

Templo sagrado do catolicismo e do bumba meu boi do Maranhão, a Capela de São Pedro está a poucos dias de ser reaberta ao público de São Luís.

Localizado na Madre Deus, bairro cultural de São Luís, o Largo da Capela de São Pedro é o palco de um dos principais encontros de grupos de bumba meu boi, o Festejo de São Pedro. Há 79 anos a festa reúne uma multidão, atraída pelo som pujante de pandeirões, matracas, maracás e zabumbas. 

Por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), a Capela de São Pedro passou por uma ampla reforma e será entregue neste sábado (18), às 9h. Essa é a primeira reforma em 19 anos, como explica o presidente da AGEM, Júlio Corrêa. 

“A Capela de São Pedro passou por uma grande reforma, coisa que não acontecia há 19 anos. Nós fizemos toda a parte de infraestrutura, toda a parte de ferragens, lona tencionada, grama. A capela tá belíssima e será entregue nesse sábado com a presença do governador Flávio Dino, missa e outras atrações”, sublinha Lívio Corrêa. 

A obra integra o conjunto de ações do programa Nosso Centro, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que visa à reocupação e o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico de São Luís, com ações voltadas para o turismo, cultura, habitação e estímulo à economia local. 

Segundo a AGEM, que executou a obra, ao todo foi revitalizada uma área de aproximadamente 9.500m². Calçadas, estrutura de contenção e instalações elétrica e hidráulica foram recuperadas. O largo ganhou nova pintura, serviços de paisagismo, além da recuperação da estrutura da capela. 

Os trabalhos foram realizados tanto na capela, quanto na área que faz parte do complexo do Largo de São Pedro. As calçadas, inclusive, ganharam nova concretagem e a cobertura teve a lona tensionada totalmente recuperada. O presidente da AGEM, Lívio Corrêa, ressalta que essa é a primeira reforma da capela em quase duas décadas.  

Para o secretário de Cultura do Maranhão, Anderson Lindoso, a reforma é essencial para manter ativa uma das principais tradições culturais do Maranhão, que anualmente celebra o santo padroeiro dos pescadores. 

“Essa é mais uma obra importante do programa Nosso Centro, que veio dar vida nova a um espaço importante para as nossas tradições religiosas e culturais. O Largo de São Pedro revitalizado vai beneficiar não apenas os fazedores de cultura, mas moradores do entorno, grupos religiosos, o comércio local e até mesmo o turismo. Ou seja, é uma obra importante para a cultura, para as pessoas e para a cidade”, avalia o secretário Anderson.  

Festa de São Pedro

A Festa de São Pedro ocorre todos os anos na madrugada do dia 28 para o dia 29 junho, reunindo milhares de brincantes de bumba meu boi, além de fiéis ao santo.

É um momento de agradecimento pela temporada junina e pedido de bençãos pra a próxima. A ladeira e as escadas da Capela de São Pedro tornam-se ponto de encontro dos diversos ‘sotaques’ do bumba meu boi.

Fonte: Secom/MA

Compartilhe
Conteudo Relacionado