MA: 5 milhões de preservativos serão distribuídos no Carnaval

pacotes com preservativos
Foto: Reprodução/TVCidade/RecordTV.

Com a prevenção levada à risca, “Nesse carnaval não pode faltar: respeito & camisinha”. O tema da campanha do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mobiliza mais uma vez os foliões durante o Carnaval. Cinco milhões de preservativos masculinos, femininos e géis lubrificantes serão distribuídos no Maranhão para o período momesco. 

“A nossa principal estratégia de prevenção é fortalecer os 217 municípios com a distribuição dos preservativos e géis lubrificante, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, para que os municípios façam as ações de educação em saúde necessárias para a população”, destacou a chefe do Departamento de Atenção às ISTs/AIDS e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) desenvolve durante todo o ano ações de promoção e prevenção, assim como a dispensação de preservativos e testes rápidos. O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatites. As ISTS são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

De acordo com o Departamento de Atenção às ISTs/AIDS e Hepatites Virais da SES, em 2019, o Maranhão registrou 624 novos casos de Aids notificados; 3.849 de sífilis, entre gestante, congênita e adquirida, além de 480 de Hepatites virais (A,B e C).  “A melhor forma de prevenção das ISTs é o sexo seguro com o uso de preservativo. Quem teve relação desprotegida deve buscar uma unidade básica de saúde para fazer o teste rápido para detecção do vírus HIV e sífilis e iniciar o protocolo pós-exposição”, explicou Jocélia Frazão. 

Carnaval 

Nesta sexta-feira (21), das 8h às 17h, equipes do Departamento de Atenção às ISTs/AIDS e Hepatites Virais da SES e da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís farão orientação e distribuição de preservativos femininos, masculinos e géis lubrificantes no terminal de ferryboat da Ponta da Espera.

O Governo abre, nesta sexta-feira, a programação oficial do Carnaval do Maranhão 2020. Serão mais de 300 atrações locais e nacionais até 25 de fevereiro nos circuitos Beira-Mar, Madre Deus e no Rio Bacanga, além da já tradicional Passarela do Samba, montada no Anel Viário.

No Circuito Beira-Mar, o Governo disponibilizou o Hospital de Campanha na Praça Maria Aragão, em São Luís. Além da unidade realizar um serviço de pronto atendimento de sábado (22) a terça-feira (25), sempre das 16h às 3h da manhã, o serviço disponibilizará preservativos femininos, masculinos e géis lubrificantes.

Compartilhe
Conteudo Relacionado