Parceria mobiliza educadores a doar sangue e salvar vidas em São Luís

 Parceria mobiliza educadores a doar sangue e salvar vidas em São Luís
Foto: divulgação/Governo do Maranhão.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (25), campanha para arrecadar bolsas de sangue, com o lema: “Educador tem seu valor e doa sangue com amor”. A ação foi realizada na Unidade Regional de Educação (URE) São Luís e tem a parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A iniciativa envolveu educadores das Redes Estadual, Municipais e privadas. 

Antes de realizar a coleta sanguínea, os educadores preencheram um formulário de cadastro para doação de sangue, com o nome, a idade, o telefone, endereço, tipo sanguíneo e fator RH, além de outras informações. A URE São Luís disponibilizou o formulário para os gestores escolares. Mais de 70 educadores realizaram o cadastro para doação.

Doador

Para se tornar um doador, basta a pessoa ter de 16 a 69 anos e estar bem de saúde. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis, que deverão assinar um termo autorizando a criança ou o adolescente a fazer a doação. De 60 até 69 anos, tem que ter doado pelo menos uma vez no Hemomar. Além disso, a pessoa que vai doar sangue deve estar alimentada e pesar acima de 50 quilos. Lembrando que o doador deverá levar um documento de identificação, como identidade ou carteira de habilitação.

“O número de pessoas que necessitam de sangue é muito maior do que o número de pessoas que vão doar, principalmente nesse período chuvoso que estamos, e agora chegando o período do carnaval a demanda aumenta ainda mais. Ter um estoque bem significativo para que a gente possa atender as nossas urgências nos hospitais é fundamental. Essa parceria com a Seduc é valiosíssima porque sempre precisamos de parceiros para contribuir no aumento do estoque de bolsas de sangue no Hemomar”, ressaltou a coordenadora de Coleta Externa do Hemomar, Valma Costa.

No Hemomar, as doações de sangue podem ser realizadas de 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira; e aos sábados das 7h30 ao meio dia. O Hemocentro fica localizado na Rua 5 de Janeiro, Jordoa, e o telefone para contato é: 3216-1134.

Compartilhe
Conteudo Relacionado