São Luís: avançam obras das praças da Misericórdia e da Saudade

homens trabalhando em praça
Foto: A. Baeta/Ag. São Luís.

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior está avançando na reforma das praças da Saudade e da Misericórdia, no Centro de São Luís. O trabalho, que integra as ações do programa São Luís em Obras, segue em andamento e vai promover a revitalização dos dois espaços, fortalecendo as ações da Prefeitura de São Luís já realizadas na área do Centro. As obras nas duas praças são coordenadas pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe).

"Com a requalificação estamos resgatando a beleza desses importantes espaços que serão entregues à população totalmente reformados. São áreas públicas que, além de embelezar mais a região, também são importantes áreas de lazer e convivência. As obras somam-se a outros investimentos feitos na região do Centro. Como resultado, podemos ver hoje que mais famílias estão frequentado esta área que também tem recebido grande movimentação de turistas", disse o prefeito Edivaldo. 

O secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques, reforça que a reforma das praças da Saudade e da Misericórdia faz parte de um macroprograma de revitalização do Centro da capital. "Com essas reformas, que incluem projetos de paisagismo e pavimentação adequada, a população ludovicense usufruirá destes espaços de maneira agradável. Além disso, os comerciantes terão melhores condições de trabalho e de uso do local através de um trabalho social forte que está sendo realizado”, disse o secretário destacando que as obras são importantes legados da gestão do prefeito Edivaldo.

Na Praça da Misericórdia, já foi concluída a demolição do antigo piso e nesta semana as equipes trabalham na terraplanagem, realocação dos quiosques, recuperação meio-fio em pedra de lioz e restauração da centenária estátua que fica localizada ao centro do espaço. A peça, que já foi retirada, está passando por um processo de raspagem total para que depois seja realizado um processo de fosfatização, que serve para dar resistência ao salitre. O próximo passo será aplicar uma camada de zinco e uma pintura à base de laca, ou seja, tinta automotiva.

Já na Praça da Saudade, os serviços de demolições e retiradas de entulhos também já foram concluídos, assim como a terraplanagem e a supressão das árvores que deveriam ser retiradas do espaço. Nesta semana, os trabalhadores realizam o nivelamento do espaço para posterior concretagem e instalação do piso em granito. A última reforma registrada na Praça da Saudade remete ao ano de 1998.

O trabalho de recuperação de ambos os logradouros, que estavam em condições precárias, há muito tempo era esperado pela população e visam criar condições de uso dos espaços públicos. As reformas pretendem, ainda, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população através da execução de paisagismo, urbanização, iluminação, mobiliário urbano, construção e reforma de quiosques, serviços de drenagem, pavimentação e sinalização horizontal e vertical, acesso a transporte público e dando condições de acessibilidade universal, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida, pedestres e ciclistas. 

MAIS INVESTIMENTOS   

As obras de requalificação das duas praças, que contam com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), somam-se às demais ações do poder público municipal para a revitalização da área central de São Luís - que abriga parte importante da história da cidade - a exemplo da reforma do Mercado das Tulhas, da Praça da Bíblia e do Parque do Bom Menino também com obras em andamento; dos espaços já requalificados como o Complexo Deodoro, a Rua Grande, a Praça Pedro II e a Fonte das Pedras; e os locais que também receberão obras como a Praça João Lisboa, o Largo do Carmo e a construção da Praça das Mercês.    

Além da revitalização do Centro de São Luís, com o programa São Luís em Obras o prefeito Edivaldo está levando serviços a todos os setores da cidade. Em toda a cidade estão sendo feitas obras de pavimentação que já alcançam mais de 200 quilômetros - entre executadas e em execução. Também estão em andamento a construção de Ecopontos, galpões de triagem de materiais recicláveis, reformas de escolas, unidades de saúde e mercados, reforma de equipamentos sociais, requalificação de espaços públicos entre muitos outros serviços que ainda serão iniciados em 2020. 

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado