São Luís: Defesa Civil contabiliza mais de 300 atendimentos em 2021

São Luís: Defesa Civil contabiliza mais de 300 atendimentos em 2021
Foto: divulgação/Prefeitura de São Luís.

Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e pertencente à estrutura da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), a Defesa Civil municipal completou 14 anos nesta segunda-feira (19).

Instituído pela Lei nº 4818 de 19 de julho de 2007, o órgão da Prefeitura de São Luís, atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, com o objetivo de evitar desastres ou minimizar os impactos para as comunidades. Somente neste ano, já atendeu a mais de 300 ocorrências, alcançando a marca de 201 pareceres técnicos produzidos sobre situações diversas. 

“A Defesa Civil Municipal tem um papel fundamental no cuidado com a vida. Nossos agentes desenvolvem um trabalho incessante, com nossas equipes diariamente em campo, sempre atuando em prol das famílias ludovicenses, evitando desastres naturais e outros eventos. Em nome do prefeito Eduardo Braide, parabenizo os profissionais que são qualificados, preparados para intervir em casos considerados complexos. Então, podemos dizer que são 14 anos de muito êxito, responsabilidade e compromisso”, enfatizou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso. 

Um balanço do órgão contabiliza que desde o dia 1º de janeiro até hoje, já foram realizados mais de 300 atendimentos na capital maranhense, como a explosão de GLP em um botijão de gás na Cidade Operária e escorregamento de solo no Alto da Vitória, área Itaqui-Bacanga. 

“Nossa atribuição é fazer a segurança da população na questão dos riscos, no que se refere a deslizamentos, desmoronamentos, enfim. A questão social também é uma responsabilidade nossa, ajudando as pessoas que necessitam. Nós estamos muito empenhados nessas tarefas junto à sociedade”, explicou o superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexssandro Nogueira.

Atuação da Defesa Civil Municipal

Em várias situações, a Defesa Civil do Município conseguiu coibir o deslizamento de terra ao fazer as intervenções em tempo ágil, como aconteceu na Rua Jorge Mendes, no Túnel do Sacavém, onde, primeiramente, foi realizada a limpeza do terreno e colocada uma grande lona. Posteriormente, juntamente com uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), foi implantada uma nova tecnologia: a biomanta de fibra de coco, que é mais resistente e possui a capacidade de controlar os efeitos erosivos. 

“Os nossos principais parceiros são a Semosp e a Semcas (Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social) porque estão diretamente conosco em situações de risco e de sinistros. A Semosp é o braço construtor, que nos ajuda a fazer uma contenção nas encostas, a fazer obra de drenagem, e a Semcas é o órgão que ampara socialmente as famílias, no que se refere ao aluguel social, principalmente”, pontuou Alexssandro Nogueira. 

Atualmente, a Defesa Civil de São Luís é composta pelos agentes, que são guardas municipais, e a parte técnica, representada pela Coordenação Técnica – que tem à frente a engenheira civil Caroline Soares -, além dos colaboradores, que são os funcionários terceirizados. 

Orgulho

Lotado na Defesa Civil do Município desde o início, em 2007, o guarda municipal Raimundo Nonato Lima Filho explicou que, nas origens, não existia uma sede própria, sendo que os servidores ficavam nas dependências da GMSL, onde hoje funciona a Semusc, criada em 2009. 

De acordo com ele, os agentes já faziam as visitas técnicas e o levantamento das áreas de risco. Depois, foi realizado o mapeamento.

“Eu tenho orgulho de pertencer à instituição, ao qual estou desde a fundação, em 2007. No órgão, aprendi muito e durante esse tempo estivemos visitando e trabalhando em prol das comunidades, principalmente, as mais carentes. Hoje podemos contar com uma equipe de pessoas comprometidas em desenvolver um excelente trabalho para a sociedade ludovicense. A Defesa Civil exerce um papel importante dentro da nossa cidade”, comentou Lima Filho. Ele frisou que o órgão é reconhecido e tem credibilidade para atuar em qualquer bairro da capital maranhense, sendo aceito e respeitado pelos moradores. 

Também lotado no órgão, o guarda municipal Laurilúcio Militão Soares expressou que, no começo, havia na Defesa Civil de São Luís os “águias”, que eram uma equipe especializada em busca e resgate em estruturas colapsadas, sendo que era formada por três profissionais que fizeram um curso de operações especiais. 

“Eu estou na Guarda Municipal desde 2007. Em 2008, fiz o curso, que foi concluído em 2009. Em janeiro de 2010, houve um terremoto no Haiti, eu fui chamado para fazer parte do grupo de resgates das vítimas naquele país. Mas a minha ida não se concretizou. Depois, fui chamado para fazer os resgates em uma inundação em São Paulo”, relembrou. 

Então, foi criado na Guarda Municipal de São Luís um grupo especializado em busca e resgate dentro da Defesa Civil, já preparado para intervir nessas situações mais complexas, como aquela ocorrida em São Paulo. Militão e mais dois, Tavares e Ribamar, formaram a equipe.

Histórico

A Defesa Civil de São Luís se originou a partir da Lei nº 4818, de 19 de julho de 2007, que transformou a Guarda Municipal de São Luís em órgão da Administração Direta, subordinada diretamente, então, ao Executivo Municipal. No artigo 2º da legislação, o texto frisa que uma das finalidades da corporação é coordenar, programar, supervisionar e controlar as ações de defesa civil no âmbito do Município. Também salienta que a estrutura organizacional é composta, dentre outras partes, pela Superintendência de Defesa Civil.

Esta superintendência, conforme a lei, é subdividida em Coordenação Técnica de Defesa Civil e Coordenação de Apoio Comunitário. Esta tem por finalidade implantar banco de dados e elaborar os mapas temáticos sobre ameaças, vulnerabilidades e riscos de desastres, promover campanhas públicas educativas e programas de treinamento para integrantes da Guarda Municipal e voluntários. 

Já aquela tem o objetivo de promover mobilização comunitária visando a implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec), nos bairros e distritos, implementar medidas preventivas e ações de socorro às populações em risco nos cenários e desastres e calamidades públicas e executar os planos de restabelecimento dos serviços públicos essenciais. 

Atualmente, a Defesa Civil tem como superintendente Alexssandro Nogueira, que é o quarto na história do órgão, que é subordinado à Guarda Municipal de São Luís, vinculada à Semusc.

Fonte: Prefeitura de São Luís

Compartilhe
Conteudo Relacionado