São Luís: iniciada campanha de vacinação contra sarampo

mãos preparam vacina
Foto: Maurício Alexandre/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abriu, nesta segunda-feira (10), a primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo para pessoas entre 5 e 19 anos de idade. De acordo com a programação da pasta, com base em orientação do Ministério da Saúde (MS), a imunização acontecerá até o dia 13 de março deste ano. No próximo sábado (15), está previsto Dia D com a mobilização de profissionais (enfermeiros, técnicos de enfermagem e representantes do setor administrativo) que estarão à disposição nas unidades da rede municipal das 8h ao meio-dia. A vacinação integra as estratégias de saúde preventiva implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

No primeiro dia da campanha, unidades de saúde como o Centro de Saúde Paulo Ramos, no Centro, a movimentação foi grande. Na maioria dos casos, o público-alvo ou os responsáveis legais portavam a carteira de vacinação, item obrigatório para o procedimento.

Conforme o setor de Imunização da Semus, as pessoas que se deslocarem às unidades de saúde durante a campanha sem o cartão ou a caderneta de vacinação receberão uma dose da vacina tríplice viral e serão convocados a comparecer às unidades em até 30 dias.

Nesta etapa, são aplicadas as doses ao público que ainda não foi vacinado contra a doença ou que esteja com o esquema de vacinação incompleto. Pessoas que não receberam as duas doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) também deverão receber a vacina contra o sarampo.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, a campanha dá prosseguimento à política de atenção do município colocada em prátia na gestão do prefeito Edivaldo. “Sabemos que a melhor forma de combater as enfermidades é pela prevenção. E dentro do que preconiza nossa política de assistência, com base em orientação do Ministério da Saúde, a gestão do prefeito Edivaldo iniciou hoje uma campanha que, sem dúvida, atingirá os objetivos de cobertura”, afirmou.Com informações da Prefeitura de São Luís.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado