São Luís: prefeito acompanha obras de drenagem nos bairros Santa Bárbara e Divinéia

obras de drenagem e pavimentação
Foto: A. Baeta/Ag. São Luís.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior vistoriou, na manhã deste sábado (8), as obras de macrodrenagem que estão em execução nos bairros Santa Bárbara e Divinéia. As duas obras integram o programa São Luís em Obras e vão dar fim a um problema histórico nas duas regiões: os alagamentos que deixam as vias intrafegáveis e os moradores praticamente isolados no período chuvoso. Com estas obras, a Prefeitura de São Luís amplia a rede de drenagem pluvial implantada na gestão do prefeito Edivaldo. Além de acabar com pontos de alagamento em diversas regiões da cidade, o trabalho tem garantido a durabilidade do pavimento e promove mais dignidade e qualidade de vida a milhares de famílias.

Durante as vistorias o prefeito Edivaldo destacou a importância da realização desse tipo de serviço. “Estamos fazendo uma obra histórica no Santa Bárbara, que era bastante demandada pela população há pelo menos 50 anos. A obra vai alcançar toda a região e resolver os alagamentos que causam muitos transtornos à população. Outra obra importante que já está em execução é a drenagem da Divinéia, bairro que sofre com problemas semelhantes ao Santa Bárbara. Por meio do programa São Luís em Obras nós temos levado serviços importantes que estão transformando a vida da população, garantindo mais qualidade de vida a milhares de famílias em nossa cidade”, disse o prefeito.

Edivaldo vistoriou os trabalhos acompanhado dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo; de Governo, Pablo Rebouças; e de Planejamento e Desenvolvimento, Cursino Raposo Moreira. Outras autoridades municipais, como o vereador Chico Carvalho, e lideranças comunitárias também acompanharam o gestor municipal nas vistorias.

OBRAS

No bairro Santa Bárbara, a obra está em andamento na Rua Projetada e Avenida São Jerônimo onde estão sendo instalados tubos e caixas para o escoamento da água das chuvas. Na Avenida da Saudade está em execução a construção de um dissipador com descida d’água. Na região estão sendo implantados 12 km de drenagem profunda, 20 km de drenagem superficial e 12 km de asfaltamento.

A obra abrangerá as avenidas São Jerônimo, Saudade, Tibiri, José Sarney e Santiago, as ruas Militar, Brasília, Projetada, Horto e São Raimundo, entre outras, impactando diretamente a vida de mais de 50 mil pessoas que vivem na área. Vai ainda integrar o Santa Bárbara a outros bairros da região como Cidade Operária, Santa Clara, Residencial Tiradentes, Vila Pavão Filho, Tajaçuaba, Vila Magril, Andiroba, Mato Grosso, Nova Vida, Santa Maria, Coquilho 1 e 2, Vila Vitória, entre outros.

Segundo o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, a obra de drenagem é fundamental para que seja feita a pavimentação das vias. “Já houve várias tentativas do poder público municipal de pavimentar as ruas do bairro desta região, no entanto, com a força das chuvas e o acúmulo de água, o asfalto acabava sendo levado. Assim que for concluída a obra de drenagem iremos fazer o asfaltamento das ruas e avenidas desta região. Será um asfalto que irá durar justamente porque teremos resolvido o problema da drenagem”, explicou.

EXPECTATIVA

Quem mora nos bairros da região sabe bem os problemas que enfrenta em todo o período chuvoso, mas com o início das obras a preocupação deu lugar à expectativa de finalmente ver estes problemas resolvidos. “Eu moro no Residencial Nova Vida. O acesso à nossa comunidade é apenas pela Avenida São Jerônimo ou pela Vila Vitória. Desde que começou a chover estamos usando apenas a Vila Vitória para entrar e sair do nosso bairro, mas eu tenho certeza que após este trabalho a nossa vida vai melhorar 100%. E não apenas a nossa, mas a vida de quem mora nos bairros vizinhos como o Coquilho, Tajipari e outros”, disse a dona de casa Maria do Socorro Nunes.

Moradora do Cruzeiro da Santa Bárbara, Maria Raimunda Diniz Leitão disse que a obra trará paz para ela e demais moradores. “Basta o tempo fechar para a gente começar a ficar preocupado. Não é fácil morar em um lugar com tantos alagamentos, mas com essa obra a gente vai passar a deitar a cabeça no travesseiro de noite e ter paz para dormir tranquilo, sem medo da chuva”, afirmou.

DIVINÉIA

O prefeito Edivaldo também esteve na Divinéia onde já estão em execução duas frentes de trabalho simultâneas. Estão sendo feitas as paredes do canal situado entre o bairro e Planalto Turu  e a instalação de tubos na Rua Euclides Pinheiro com a Avenida Acre.

No bairro serão 11,5 km de rede de drenagem profunda mais 6 km de pavimentação. O canal será alargado e revitalizado. A obra abrangerá quatro avenidas - Argentina, Brasil, Brisa do Mar e Progresso – além das ruas Acre, Chile, Euclides Teixeira, José Antônio, Madre Margarida, Venezuela, Travessa Argentina, Travessa Jairzinho e Travessa José Antônio.

INVESTIMENTOS

Os mais recentes investimentos na ampliação e melhoria da rede de drenagem da capital fazem parte do programa São Luís em Obras e fortalecem o trabalho já realizado pela Prefeitura de São Luís ao longo dos últimos anos em diversos bairros como Vila Apaco, Coroado, Portinho, Vila Sapinho, Vila Isabel, entre outros.

Já são mais de 40 km de rede construídos nos últimos anos. Com a construção de canais e galerias para escoamento da água pluvial, visando estruturar a cidade para enfrentamento às grandes chuvas, a Prefeitura de São Luís contemplou dezenas de outros bairros, com serviços que foram determinantes para sanar os problemas verificados nos pontos mais críticos e emblemáticos da capital.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado