A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís anunciou a inclusão de mais um exame no tradicional teste do pezinho oferecido aos recém-nascidos. A partir de agora, todos os bebês nascidos no Estado do Maranhão, terão acesso ao teste de toxoplasmose, que serve para identificar se a criança tem a doença que é transmitida por meio da manipulação de fezes de gatos contaminadas e também pela ingestão de alimentos contaminados.
A inovação começou no mês de julho no Maranhão. Agora, além das seis doenças que já poderiam ser diagnosticadas por meio do Teste do Pezinho, a toxoplasmose também é uma delas. As consequências podem envolver deficiência mental e ocular.
Mais de mil postos de coleta vão estar disponíveis para fazer o exame, em todos os municípios do Estado. De acordo com a Apae, mais de 4.230 crianças já realizaram a triagem neste mês de julho. A expectativa é que o número fique entre 7 a 8 mil testes. Até agora, nove testes apresentaram exames alterados para a toxoplasmose, sendo 1 em São Luís e 8 no interior do Estado.
A inclusão da testagem de toxoplasmose é feita de acordo com a portaria N° 1.369/22, emitida pelo Ministério da Saúde. O tratamento da doença também é feito pela rede estadual. O exame não tem contraindicação. De acordo com os especialistas, todos os recém-nascidos devem passar pelo teste.
Mais informações na reportagem de Lorena Cavalcante, para a TV Cidade/RecordTV.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record TV.