Travessia Junina reúne milhares de brincantes na Ponte do São Francisco

Travessia Junina reúne milhares de brincantes na Ponte do São Francisco
Fonte: reprodução

Grupos de bumba-meu-boi tomaram conta da Ponte José Sarney (Ponte do São Francisco), no último domingo (29). Foi o evento Travessia Junina, uma ação inédita do Governo do Estado que realizou a passagem das atrações juninas, arrastando o público durante todo o percurso da ponte.

A Travessia Junina é mais uma inovação do São João do Maranhão 2022.

A concentração dos grupos começou às 15h na Reffsa (Beira-Mar), com a batida peculiar do Boi de Ribamar, de matraca. Às 16h, iniciou a travessia na ponte, com os bois de Nina Rodrigues (sotaque de orquestra) e de Maracanã (matraca). 

Eles seguiram com apoio dos trios elétricos até o outro lado da ponte, no bairro São Francisco. Tudo isso contagiados pelas palmas e animação do público. 

“O Travessia Junina foi uma ideia que surgiu para revitalizar culturalmente a ponte do São Francisco, e levar alegria e música, em combinação com o colorido do mosaico de bandeirolas que foi montado sobre a ponte. Agradeço a todos que compareceram, foi uma linda festa”, disse o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.

O autônomo Edmundo Rocha ressaltou a felicidade de poder voltar a brincar São João. “Estava com saudade de sair com minha matraca, feliz por ter voltado o brilho das festas juninas após dois anos sem festa. Vou aproveitar bastante”. 

Para o comunicador Léo Sousa a iniciativa do Travessia Junina movimenta o turismo e aquece o comércio local. “Todo brincante que vem para cá compra sempre alguma coisa, e isso ajuda o vendedor informal. O governo está de parabéns que pensou em tudo, na alegria e na economia”.

Sabia mais sobre a programação

O calendário junino será de 2 de junho a 31 de julho, de quinta-feira a domingo. 

O público evangélico também será contemplado com o Arraial do Povo de Deus, no Parque do Rangedor, nos dias 1° e 2 de julho.

Na Praça Nauro Machado, a programação vai de 11 de junho a 3 de julho. Na Vila Palmeira, com um mês de duração, de 2 de junho a 2 de julho, de quinta a domingo para ambos.

No Ipem funcionará diariamente, de 11 de junho a 10 de julho.

.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado