O Departamento de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta sobre um novo sorotipo de Dengue. Com a mudança climática e a chegada da época chuvosa no Estado, o cenário é típico para a proliferação do mosquito. Recipientes e embalagens deixados destampados e fora de casa facilitam o acúmulo de água e situações assim são um perigo para o surgimento das Arboviroses, como dengue, Zica e Chikungunya.
Em todo o Maranhão, quatro mil e vinte e quatro casos de Dengue foram registrados de janeiro até a metade de novembro, só na capital foram mil quatrocentos e cinquenta e seis casos e duas mortes confirmadas até o momento. Com o sorotipo três voltando a circular em alguns estados do país, também surgiu um alerta à prevenção.
O coordenador de Arboviroses do município, Júlio Maia, diz que atualmente circulam em São Luís os sorotipos um e dois, ressaltando que a chegada do tipo três poderia gerar uma epidemia no Estado, pois a grande maioria dos moradores não tem resistência. Sobre os casos de Arboviroses ele diz que na capital o cenário ainda está dentro do aceitável, porque durante o ano prevaleceu o período de seca, e que a preocupação passa a ser com a chegada do período chuvoso que deve vir com maior intensidade.
Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record.