Maio também é o mês de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Nos últimos dez anos, o Maranhão registrou mais de mil e duzentas internações causadas por essas doenças, de acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS).
Segundo o Ministério da Saúde, Doença Inflamatória Intestinal (DII) é um conjunto de sinais e sintomas que se manifestam, predominantemente, no cólon, parte do intestino cuja função é extrair água e sais minerais dos alimentos digeridos e as vitaminas K, B1 (tiamina) e B2 (riboflavina), que são produzidas pelas mais de 700 espécies de bactérias que formam a flora intestinal.
A DII não tem cura. O tratamento visa a melhorar os sintomas como, dor, prisão de ventre e diarreia. Normalmente, os pacientes precisam fazer mudanças na alimentação e no estilo de vida, além de fazer uso de medicamentos em fases mais intensas, que provoquem muito desconforto. O paciente pode passar longos períodos sem manifestações clínicas, mas o problema sempre pode retornar, tanto por distúrbios intestinais quanto por fatores emocionais.
A gastroenterologista Alana Azevedo, explica que adotar um estilo de vida saudável com redução de alimentos ultraprocessados, do tabagismo e controle do estresse são fatores que ajudam na prevenção da DII.
Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram.
Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.