Fevereiro Roxo: campanha conscientiza sobre o tratamento do Lúpus

Fevereiro Roxo: campanha conscientiza sobre o tratamento do Lúpus
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

Fevereiro também é um mês dedicado à conscientização sobre o Alzheimer, a fibromialgia e o Lúpus. Três doenças crônicas e incuráveis. Quem convive com qualquer uma dessas enfermidades enfrenta inúmeros desafios diários, mas o diagnóstico precoce pode ajudar a manter a qualidade de vida dos pacientes.

O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)".

Segundo o Ministério da Saúde, dentre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas atualmente, o Lúpus é uma das mais graves e importantes. Por isso, assim que surgirem os primeiros sintomas, procure atendimento médico especializado imediatamente.

Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. É que depende do tipo de lúpus, dos órgãos afetados e da gravidade do caso. Fadiga e dores nas articulações estão entre os sintomas mais comuns. A Paula Bruzaca foi diagnosticada com Lúpus há 19 anos. No caso dela, surgiram alguns problemas dermatológicos, como manchas e inchaços no rosto, principalmente.

Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado