A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou o mutirão de procedimentos de angioplastia, nesta sexta-feira (2), no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). A mobilização faz parte das ações do Programa "Cirurgias - Aqui, a Fila Anda" e fará 120 procedimentos na especialidade até dezembro deste ano. A doença coronária é caracterizada pela obstrução das artérias coronárias provocada por placas de gordura. É uma das doenças mais comuns hoje no mundo moderno e desenvolvida pelo modo de vida do indivíduo, tendo como causas o aumento de hipertensão, diabetes, colesterol alto, cigarro e obesidade.
Existem duas maneiras de tratar as obstruções: a primeira é fazendo a cirurgia convencional de peito aberto, sendo esta mais invasiva e com maior tempo de recuperação do paciente; e a segunda, a adotada no mutirão, através do cateterismo, onde é feita a inserção de um cateter na artéria situada no braço ou perna direita. Este procedimento possibilita a recuperação do paciente entre 48 a 72 horas. Os 120 pacientes pertencem à fila de espera da rede estadual são oriundos de diversos municípios maranhenses. O procedimento é indicado após realização do cateterismo e avaliação médica.
Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.