O mês de março celebra o mês da mulher e o combate ao câncer de colo de útero, que atinge mulheres entre 45 e 49 anos. Como forma de conscientizar a população, ações de combate e prevenção à doença são realizadas em todo o Maranhão.
Em 2023, mais de 700 mulheres foram diagnosticadas com a doença. Já em 2024, até o mês de fevereiro, 20 casos foram registrados. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a doença é a quarta causa de morte no país, ficando atrás apenas do câncer de mama e colorretal. Na região Norte e Nordeste, ocupa o segundo lugar que mais leva as mulheres a óbito.
Mais informações na reportagem de Darcy Bezerra, para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Segundo a médica oncologista Noele Gomes, o câncer do colo do útero é causado por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Esse vírus é sexualmente transmissível e seria evitável o contágio com o uso de preservativos. As vacinas contra o HPV são também muito importantes para prevenir infecções por estes vírus e, portanto, prevenir o desenvolvimento deste câncer.
Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.