A saúde dos municípios maranhenses ganhou um importante reforço a partir desta quarta-feira (22). É que o Governo do Maranhão, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), lançou o projeto Telemedicina, que vai garantir consultas on-line com médicos de mais de 17 especialidades. E para ampliar a assistência nas unidades básicas de saúde, também foi feita a acolhida dos mais de 400 profissionais do programa Mais Médicos que atuarão no estado.
O projeto Telemedicina funcionará da seguinte forma. O usuário consulta com o clínico geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do bairro ou povoado do município onde mora. Após o clínico geral avaliar e decidir que é necessário, fará o encaminhamento do paciente para a consulta com o médico especialista.
O paciente agenda e retorna para a consulta on-line com o especialista. Durante a chamada de vídeo, o paciente estará acompanhado do clínico que fez o encaminhamento. E, caso precise, será encaminhado para a realização de exames complementares nos centros de especialidades, policlínicas e outras referências próximas. O Telemedicina conta com mais de 17 especialidades como pediatria, cardiologia, neurologia, dermatologia entre diversas outras, além de atendimentos de enfermagem, medicina da família e cuidados paliativos.
Mais informações na reportagem de Lorena Cavalcante, para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.