O Ministério da Saúde iniciou a campanha 'Doação de Leite Materno: Cada Gota é Vida', com o objetivo de superar os resultados alcançados em 2023. No Maranhão, 4 mil bebês recém-nascidos foram beneficiados com a doação de 3,4 mil litros de leite humano feita por 4,5 mil mulheres. Em todo o Brasil, 253 mil litros de leite materno foram doados por 198 mil mulheres, beneficiando cerca de 225.762 bebês recém-nascidos. Este número representa um aumento de 8% em relação a 2022 e atende a 55% da demanda nacional por leite materno. A meta para 2024 é aumentar em mais 5% a disponibilidade de leite materno para bebês internados em unidades neonatais no país.
Estima-se que a cada ano 340 mil bebês brasileiros prematuros ou de baixo peso nasçam no País, o que corresponde a 12% do total de nascidos vivos. O secretário de Atenção Primária, Felipe Proenço, fez um chamado à população sobre a importância de se doar leite humano. “É preciso dizer o quanto isso melhora a vida das crianças que estão numa fase fundamental de seu crescimento e do seu desenvolvimento. Também da importância da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), que tem crescido no Brasil”, destacou o secretário.
Mais informações na reportagem de Junior Pereira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram.
Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.