De verde, amarelo e rosa, a Seleção Brasileira Feminina voltou a campo na tarde desta terça-feira (8). Depois de derrotar a Inglaterra, as comandadas da técnica Pia Sundhage enfrentaram a Polônia, na casa das adversárias, na cidade de Kielce (POL). Com gols de Formiga, Tamires e Debinha, a Canarinho venceu pelo placar de 3 a 1 e chegou à terceira vitória em quatro partidas sob o comando de Pia Sundhage, mantendo a invencibilidade da técnica sueca dirigindo o Brasil.
O jogo
Jogando na casa das adversárias, a Seleção Brasileira levou um susto logo aos sete minutos de jogo. Em um ótimo contra-ataque encaixado pela Polônia, Grabowska cruzou para Pajor, que completou para o gol. No entanto, Bárbara apareceu para fazer grande defesa.
A resposta da Canarinho veio logo no minuto seguinte. Andressa Alves cobrou escanteio com muita categoria, e Formiga subiu mais do que toda a defesa adversária e completou para o fundo das redes. A bola ainda bateu na trave direita da goleira Kiedrzynek antes de entrar: 1 a 0.
Após o gol sofrido, a seleção polonesa cresceu na partida e passou a levar mais perigo. Mas o Brasil contou com uma ótima atuação de Bárbara para garantir a vitória parcial no primeiro tempo.
Na volta dos vestiários, a Seleção Brasileira se impôs em campo e não demorou muito para ampliar a vantagem. Logo aos três minutos, Debinha fez ótima jogada pela direita e cruzou rasteiro para dentro da área. Tamires apareceu nas costas da defesa, livre, e bateu de primeira, fazendo o segundo gol do Brasil.
Aos 12, a Polônia conseguiu descontar e diminuir o marcador. Depois de cobrança de falta para dentro da área, Malgorzata Mesjasz apareceu e mandou a bola para o fundo do gol: 2 a 1 para a Seleção Brasileira.
Quando a partida já se encaminhava para o final, a Seleção Brasileira voltou a marcar. E que golaço! Ludmila recebeu a bola dentro da área, fez grande jogada e cruzou. Debinha surgiu dentro da pequena área e completou para o barbante: 3 a 1 e placar final.
Outubro Rosa
As Guerreiras do Brasil entraram em campo para representar uma causa muito importante. Com uma faixa rosa no braço, as atletas da Seleção Feminina chamaram a atenção para as campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama durante o Outubro Rosa.
No Brasil e no mundo, o câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a taxa de incidência é de 62,9 a cada 100 mil habitantes. Com diagnóstico precoce, 80% das mulheres brasileiras conseguem vencer essa luta.
Chamar atenção para essa causa é uma luta de todos e todas. Durante a 27º rodada do Campeonato Brasileiro, todas as partidas foram disputadas com uma bola rosa ajudando a divulga o Outubro Rosa.
Informações importantes do INCA:
O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo.
O autoexame é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.
A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis.
Como prevenir:
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
- Praticar atividade física;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar
- Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
Autoexame:
O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada. Siga as seguintes instruções para o autoexame:
Em frente ao espelho:
- Posicione-se em frente ao espelho;
- Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
- Coloque as mãos na cintura fazendo força;
- Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
- Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
Com informações da CBF.