As obras de requalificação da Praça da Bíblia e do Parque do Bom Menino, no Centro de São Luís, avançam e já demonstram que os espaços voltarão a ocupar lugar de destaque entre os cartões-postais da cidade. Na Praça da Bíblia, metade das obras já foi concluída, enquanto que no Parque do Bom Menino, há várias frentes simultâneas de trabalho em andamento. As reformas integram o programa São Luís em Obras, que está impactando a capital com obras de infraestrutura em várias áreas.
PARQUE DO BOM MENINO
No Parque do Bom Menino, localizado na Avenida Alexandre de Moura, Centro, há várias frentes simultâneas de trabalho em andamento, segundo informações da construtora responsável pela obra. São elas: reforma das vias de entorno do parque, construção do skate park, iniciada nesta semana, redes de drenagem, reforma do ginásio coberto e das quadras de esporte, bem como as obras dos quiosques e do prédio administrativo.
Esta semana tiveram início os serviços de drenagem, com a escavação das valas e posterior, colocação da tubulação. O antigo prédio da guarda já foi demolido e foi iniciada a obra do novo espaço. Atualmente está em andamento a execução das fundações, com montagem de forma e armaduras de aço para posterior concretagem. As obras do quiosque do parque e do espaço para os floristas seguem em andamento.
O quiosque encontra-se hoje em fase de concretagem de vigas e lajes. Em seguida terão início os serviços de alvenaria, instalações hidráulicas e elétricas e posteriormente os acabamentos. O espaço para os floristas encontra-se com as fundações já finalizadas e já teve início o serviço de assentamento de meio-fio. No prédio da administração seguem serviços de demolição de revestimento e piso nos banheiros que serão reformados. No ginásio está em andamento da colocação das telas do alambrado. Já na quadra foi demolido todo o piso e os alambrados estão em fase de recuperação para posterior colocação das telas.
Também já foram iniciadas as construções das biovaletas, elementos que processam a limpeza da água da chuva, ao mesmo tempo em que aumentam o tempo de escoamento, direcionando o fluxo para os jardins ou sistemas convencionais de retenção e detenção das águas.
PRAÇA DA BÍBLIA
Na Praça da Bíblia, localizada no encontro das avenidas Kennedy e Guaxenduba, desde o início de setembro já foram realizadas a demolição de toda a estrutura existente e feita a terraplanagem e compactação, bem como a construção das “sapatas”, ou seja, a estrutura de fundação dos quiosques, além da confecção de cisternas de irrigação.
Cerca de 50% do total da obra está completo, sendo que a parte de infraestrutura chega a 80% de conclusão, o que inclui a praça de alimentação (ou food truck), que está em fase de assentamento das placas de granito, isto é, a pavimentação da área. Já foram assentados 1.100 m² de granito, o mesmo material que vai revestir os muros de arrimo próximos às escadarias, que também estão em estágio avançado. Nesta semana foi iniciada a construção das calçadas que contornam a praça.
No caso dos quiosques, banheiros e sala de administração, de acordo com a construtora responsável pela obra, já foi realizada a fundação, erguidas as paredes de alvenaria e, agora, falta o revestimento e as instalações elétricas e hidrossanitárias. Também já foi dado início à licitação para aquisição do mobiliário da praça, para os quiosques e instalação do playground e da academia para idosos.
NOVO PARQUE
Os serviços não se limitam à área do Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia. As vias do entorno também estão recebendo melhorias para facilitar o acesso dos frequentadores aos locais. No Caminho da Boiada já foram iniciados os serviços de drenagem. Também estão sendo feitas a demolição de pavimento, escavação e colocação de tubulação e drenagem que vai captar águas da Praça da Bíblia. Na avenida Alexandre de Moura estão sendo executados os serviços de limpeza da rede de drenagem existente. Também já está em execução o serviço de meio-fio na Rua Raimundo Vieira da Silva.
De acordo com o projeto, o Parque do Bom Menino será completamente transformado e revitalizado, proporcionando à área de mais de 48,8 mil/m² um novo aspecto aos espaços de esporte e recreação. Serão recuperados os equipamentos das academias de saúde e a pista de corrida. Prevê-se também a reforma dos banheiros, do anfiteatro e instalação de paraciclo (suporte físico onde a bicicleta é presa), entre outros itens do novo mobiliário urbano.
SÃO LUÍS EM OBRAS
As ações do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo, incluem outras obras já em andamento como a reforma e revitalização de espaços públicos, mercados, unidades de saúde e escolas e a pavimentação de diversos bairros da cidade. Estão em reforma ainda espaços como Fonte das Pedras e Estádio Nhozinho Santos.
No que diz respeito à pavimentação, os serviços alcançaram os bairros Vinhais, Angelim, Cohama, Rio Anil e Bequimão, entre outros. No polo Cohatrac já receberam novo asfalto ruas do Cohatrac 1, 2, 3 e 4 e seguem em andamento também pelo Planalto Anil II e Parque Aurora. Na Cohab, Conjunto Jardim de Fátima e Cohab Anil também estão sendo feitas obras de pavimentação. Os bairros Cohajap, Bela Vista, São Francisco e Ilhinha também já estão recebendo novo asfaltamento. Os serviços seguem também na Avenida Guajajaras.
Na área da saúde, 18 unidades, sendo 11 da atenção primária e sete de maior porte estão em obras. É o caso do Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha e do Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, na Cohab; a reforma do setor de clínica cirúrgica do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney, Centro de Saúde da Santa Clara, Centro de Saúde da Zona Rural, Centro de Saúde Nazaré Neiva, no bairro São Raimundo, Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis, no bairro Cidade Olímpica I, entre outras.
Também seguem em andamento as obras de reforma do Mercado das Tulhas, da Cohab e do Coroadinho; da Casa de Passagem; a construção de quatro Ecopontos e dois galpões de triagem; a construção da Creche da Cidade Operária; entre outras obras.
Com informações da Prefeitura de São Luís.