São Luís: Cidade Operária e Liberdade recebe pavimentação

homens trabalhando em asfaltamento de rua
Foto: A. Baeta/Ag.São Luís.

O programa São Luís em Obras, uma iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior, abriu duas novas frentes de trabalho nesta quinta-feira (28) beneficiando os bairros da Liberdade, que receberá sete quilômetros de asfaltamento de ruas, e da Cidade Operária, que receberá mais de 15 quilômetros de pavimentação. Na quarta-feira (27) o gestor municipal esteve na zona rural de São Luís e na Camboa também iniciando serviços de pavimentação. Em todos os locais acompanhou o início dos serviços e conversou com os moradores. Edivaldo abriu mais de 30 frentes de serviços com o programa que consolida-se a cada dia como o maior plano de intervenções urbanísticas dos últimos anos na capital, com obras de requalificação de praças, mercados públicos, escolas e unidades de saúde, além de um amplo conjunto de obras no Centro Histórico de São Luís.

“A pavimentação de ruas da Liberdade é uma reivindicação antiga da comunidade e estamos iniciando no bairro esta nova frente de trabalho do programa São Luís em Obras, que tem beneficiado diversos locais da capital. Também estamos iniciando o asfaltamento de ruas na Cidade Operária. Estamos com novas frentes de trabalho a cada semana para propiciar à população maior qualidade de vida, com equipamentos públicos renovados, acessibilidade e mobilidade urbana”, disse Edivaldo. A Cidade Operária também será contemplada com obras de drenagem profunda por meio do programa. 

O prefeito lembrou ainda que, na quarta-feira (27), também houve uma grande mobilização da Prefeitura de São Luís para dar início às obras de asfaltamento na zona rural, atingindo primeiramente o Tibiri e região. No mesmo dia foi iniciado também asfaltamento de vias do bairro Camboa. “A cidade está em obras e a cada dia estamos levando as ações da Prefeitura para um bairro diferente da capital”, completou Edivaldo.

O vice-prefeito Julio Pinheiro destacou a importância da obra na Liberdade. “Este é um dos bairros mais tradicionais de São Luís, em que a comunidade tem uma história muito representativa para a cultura e a economia local, enfim, um importante bairro, localizado bem próximo ao Centro. Trata-se do cumprimento de compromissos do prefeito, da nossa gestão, que é alcançar os diversos bairros da cidade com obras e ações de desenvolvimento”, declarou.

O início das obras de pavimentação na Liberdade também foi acompanhado pelo vereador Osmar Filho, presidente da Câmara Municipal de São Luís e demais vareadores. O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, falou da importância da pavimentação na Liberdade.

“Dando continuidade ao planejamento do São Luís em Obras, assim como fizemos na quarta-feira (27) na zona rural, nesta quinta-feira (28) estamos iniciando a pavimentação na Liberdade, com sete quilômetros de asfalto tipo Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que vai proporcionar muitas melhorias para o bairro, com maior trafegabilidade, mais mobilidade, valorização do comércio e dos imóveis da região, favorecendo o desenvolvimento da área com possibilidade de gerar mais emprego e renda”, explicou o secretário de obras.

CIDADE OPERÁRIA

O programa São Luís em Obras também deu início ao serviço de pavimentação de ruas, ciclovias e avenidas na Cidade Operária, também nesta quinta-feira (28). Ao todo serão asfaltados mais de 15 quilômetros de vias no bairro. Além das ruas, haverá também a execução de obras de drenagem profunda e superficial na área da Feira da Cidade Operária.

“Anteriormente, para aliviar o problema dos buracos na rua, a gente pedia para os carroceiros despejarem entulho de construção, mas, agora, com esse serviço de asfaltamento completo, em toda a rua, vai ficar muito melhor”, comentou Letícia Fernanda Campos, que mora na Rua 205, da Unidade 205, desde os primórdios da Cidade Operária, há cerca de 30 anos.

PROGRAMA

O programa São Luís em Obras já contabiliza mais de 100 km de asfalto desde que iniciou os trabalhos, no segundo semestre de 2019 - entre obras concluídas ou em andamento - em ruas e avenidas da capital, como Vinhais, Cohama, Rio Anil, São Francisco, Ilhinha, Angelim, Bequimão, Vila Bacanga, Cohajap, Bela Vista, Alemanha, Ipase de Baixo, Filipinho, Av. Guajajaras, Cohatrac, Planalto Anil, Parque Aurora e outros.

Desde o lançamento do programa São Luís em Obras, já foram abertas frentes de serviços por toda a cidade contemplando as áreas de infraestrutura, educação, saúde, limpeza urbana, intervenções de trânsito e a reforma de praças e parques e de mercados, entre outras obras.

O São Luís em Obras já está consolidado como o maior programa de infraestrutura executado em São Luís nas últimas décadas. O programa foi idealizado pelo prefeito Edivaldo com o objetivo de ampliar a infraestrutura urbana da cidade. No eixo de asfaltamento estão em andamento também a pavimentação na região da Cohab (Cohab Anil e o Conjunto Jardim de Fátima), no polo Cohatrac (Cohatrac 1, 2, 3 e 4; Jardim das Margaridas Parque Aurora, Residencial Primavera e Planalto Anil) e Avenida Guajajaras.

Com informações da prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado