Audiência debate criação de nova universidade federal em Imperatriz

Audiência Pública debate criação de nova universidade federal em Imperatriz
Foto: reprodução/TV Cidade

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou uma Audiência Pública, na tarde de sexta-feira (22), para debater sobre a criação de uma nova universidade no estado do Maranhão, único estado do nordeste brasileiro com apenas uma universidade federal. A proposta já debatida por docentes, técnicos e representantes de diversas entidades da região visa concretizar a implementação da Universidade Federal da Amazônia Maranhense (UFAMA) para atender Imperatriz, Balsas e Grajaú.

A audiência foi proposta pelos vereadores Fabio Hernandez (PP) e Ricardo Seidel (PSD), para também debater e apoiar o Projeto de Lei n° 505, de 2017, já em trâmite no Senado Federal, de iniciativa do senador Roberto Rocha (PSDB) e que trata sobre a criação da universidade, além de atender ao pedido do “Movimento Nova Federal Maranhão”, principal articulador do tema. A ideia é que a nova universidade possa ser criada a partir dos campi já existentes nos municípios e já conta com o apoio da reitoria da UFMA, que publicou uma Moção de Apoio do Conselho Universitário (CONSUN) à proposta.

Para que a criação ocorra, precisa ser confirmada pelo Congresso Nacional, por meio de aprovação do projeto de lei do senador Roberto Rocha, presente na audiência e visto como o principal articulador junto ao Executivo Federal para a criação da universidade. Ao usar a Tribuna, o senador ressaltou as peculiaridades do Maranhão e reforçou que a riqueza e diversidade ambiental da região e o tamanho que não justifica até o momento ter apenas uma universidade tratando o Estado como igual. 

Veja mais na reportagem abaixo:

Compartilhe
Conteudo Relacionado