Covid: avião sai do Brasil para buscar doses de vacina na Índia

Covid: avião sai do Brasil para buscar 2 milhões de doses de vacina na Índia
Foto: Universidade de Oxford/John Cairns (via Onu News).

O Ministério da Saúde informa que o avião da companhia aérea Azul começará sua rota para buscar os dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na Índia às 15h30 desta quinta-feira (14), decolando do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com escala ao Aeroporto de Guararapes, em Recife (PE). A partida da cidade pernambucana para Mumbai, na Índia, foi reprogramada em algumas horas por questões logísticas internacionais e continua seu plano de voo nesta sexta-feira (15), às 23h.

De acordo com o Ministério da Saúde, o avião chegará ao Brasil com as doses dos imunizantes no sábado (16), às 15h, no Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão (RJ).

O imunizante da AstraZeneca/Oxford foi adquirido pelo Ministério da Saúde junto ao laboratório indiano Serum para garantir o início da vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita. A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo Governo Federal em parceria com a Azul.

No domingo (17), a direção da Anvisa se reúne às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, para debater o pedido de uso emergencial das vacinas da Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Inicialmente, serão distribuídas 2 milhões de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca e 6 milhões da CoronaVac. O governo informou que a vacinação vai começar simultaneamente em todos os estados. Até o momento, não há data definida para o início da imunização. 

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado