Eleições 2020 podem ser adiadas por dois meses

Eleições 2020 podem ser adiadas por dois meses
Foto: Reprodução/TSE.

Devido à pandemia de Coronavírus, as eleições municipais de 2020 podem ser adiadas. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 22/2020) dispõe sobre o adiamento do calendário eleitoral deste ano em dois meses. Isso para evitar aglomeração a começar pelas convenções partidárias, que têm início marcado para 20 de julho. São nas convenções que as legendas definem quais candidatos vão para a disputa, e a discussão é se com a pandemia do coronavírus, haverá condições para que isso seja feito sem aglomerar pessoas.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, admite a possibilidade de adiamento, desde que seja pelo mínimo tempo necessário. A corte já trabalha com a possibilidade de as eleições serem feitas em 15 de novembro e 4 de dezembro, mas isso ainda depende da análise de especialistas em saúde e do diálogo com o Congresso Nacional.

Uma das maiores preocupações é que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores não sejam estendidos devido ao atraso, e que os novos eleitos tomem posse em primeiro de janeiro.

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), defende um diálogo entre as instituições antes de qualquer decisão.

A eleição 2020 está marcada para os dias 4 e 25 de outubro. A PEC em análise, encabeçada por José Maranhão, do MDB da Paraíba, estabelece como novas datas os dias 6 e 27 de dezembro, primeiro e último domingos do mês. O restante do calendário também será adiado, e oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Fonte: Rádio Senado.

Compartilhe
Conteudo Relacionado