Eleitor deve ficar atento às orientações sanitárias na hora de votar

Eleitor deve ficar atento às orientações sanitárias na hora de votar
Foto: divulgação/TSE.

O segundo turno já é no próximo domingo (29), e eleitores de 57 cidades vão novamente às urnas para escolher seus prefeitos. Para que todos possam votar de forma tranquila, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça os cuidados a serem adotados na hora da votação, dentro da seção eleitoral.

Os protocolos sanitários são os mesmos adotados no primeiro turno. O uso da máscara é obrigatório.  Todos devem higienizar as mãos antes e depois de digitar os números de seus candidatos na urna eletrônica. Vote tranquilo. Toda seção tem álcool em gel disponível para os eleitores e para os mesários, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Deve ser respeitada também a distância mínima de um metro para outras pessoas.

A recomendação para que o eleitor leve a sua própria caneta continua no segundo turno. Mas o uso da caneta é apenas para o eleitor assinar o caderno de votação. Ela não deve ser utilizada na cabine de votação, diante da urna. A recomendação da Justiça Eleitoral, específica para as eleições deste ano, visa evitar o compartilhamento de objetos e diminuir o contato dos eleitores com superfícies que outras pessoas possam ter tocado. Em tempos de pandemia de Covid-19, melhor se prevenir: leve a sua para assinar o caderno.

Para que o eleitor vote na urna, não é preciso o auxílio da caneta. Uma das preocupações dos criadores da urna eletrônica era que qualquer pessoa pudesse usar o aparelho, e, por isso, o teclado é de fácil identificação e de manuseio simples, funcionando apenas com o leve toque do dedo, lembrando inclusive o teclado de um telefone.

Até as cores do teclado foram pensadas para serem intuitivas: laranja para corrigir, branco para votar em branco, e verde para confirmar o voto. No visor, o eleitor vai acompanhando se digitou corretamente os números dos seus candidatos. Após votar, o eleitor terá álcool em gel para fazer a higienização das mãos novamente.

Finalizando, como última orientação, o eleitor deve ficar atento, pois não é permitido usar o aparelho celular dentro da cabine de votação. A proibição tem por intuito proteger o sigilo do voto.  A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) proíbe expressamente o ingresso, na cabine de votação, com celular, máquina fotográfica e filmadora. Por sua vez, a Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral) tipifica como crime eleitoral “violar ou tentar violar o sigilo do voto”. A pena para esse ilícito é de até dois anos de detenção. Por isso, se for mesmo necessária, o melhor é levar a cola com os números do seu candidato em papel.

Em São Luís, Eduardo Braide (PODEMOS) e Duarte Jr. (REPUBLICANOS) vão disputar o cargo de prefeito de São Luís em 2º turno no próximo dia 29 de novembro.

No último dia 15 de novembro, 1º turno, Braide levou 37,81% dos votos válidos e Duarte Jr. teve 22,15%.

SAIBA MAIS

Braide e Duarte vão disputar prefeitura em 2º turno

PLEITO EM 2020

As eleições em 2020 foram adiadas. O primeiro turno aconteceu no dias 15 de novembro e no dia 29 de novembro, será realizado o 2º turno em algumas cidades brasileiras, incluído São Luís.

No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores. No primeiro turno em São Luís, foram 146.455 abstenções (20,92% do total do eleitorado), 16.683 votos brancos e 24.786 votos nulos.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.

ESTATÍSTICAS DAS ELEIÇÕES NO MA EM 2020

  • Eleitores: 4.758.629;
  • Seções eleitorais: 35.429;
  • Urnas substituídas: 54;
  • Pedidos de candidatura: 20.790;
  • Candidatos aptos a disputar a eleição: 19.987;
  • Candidatos à reeleição: 1.063;
  • Maioria dos candidatos foi do sexo masculino: 63,3% (13.782);
  • Partidos com os maiores números de candidatos: PDT (1.839), PL (1.830) e PCdoB (1.620);
  • Partido com o menor número de candidatos: PCB (5);
  • Mesários: 55.010;
  • Maioria dos mesários foi do sexo feminino: 68,9% (37.880);
  • Prisão por boca de urna: 1
Compartilhe
Conteudo Relacionado