O ministério da Saúde orienta os foliões que as camisinhas masculina e feminina podem ser retiradas gratuitamente nos postos de saúde de todo o país.
O Ministério da Saúde distribuiu 128 milhões de preservativos para todos os estados e orienta a população que a diversão e A proteção devem pular juntas no Carnaval!
A festa dos foliões está garantida com o preservativo , que de forma simples e eficaz garante a proteção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV/aids, sífilis, gonorreia, hepatites, clamídia e gonorreia, além, é claro, de evitar uma gravidez não planejada, lembra os técnicos do ministério da Saúde.
MARANHÃO
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mobiliza mais uma vez os foliões durante o Carnaval. Cinco milhões de preservativos masculinos, femininos e géis lubrificantes serão distribuídos no Maranhão para o período momesco.
De acordo com o Departamento de Atenção às ISTs/AIDS e Hepatites Virais da SES, em 2019, o Maranhão registrou 624 novos casos de Aids notificados; 3.849 de sífilis, entre gestante, congênita e adquirida, além de 480 de Hepatites virais (A,B e C). “A melhor forma de prevenção das ISTs é o sexo seguro com o uso de preservativo. Quem teve relação desprotegida deve buscar uma unidade básica de saúde para fazer o teste rápido para detecção do vírus HIV e sífilis e iniciar o protocolo pós-exposição”, explicou Jocélia Frazão.