O Projeto de Lei (PL) 5152/20 garante a triagem ampliada do teste do pezinho em toda rede pública de saúde. O objetivo da proposta é cobrir prioritariamente as doenças cuja descoberta precoce melhora o prognóstico de tratamento.
Atualmente a triagem ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos recém-nascidos avalia seis distúrbios. O teste do pezinho ampliado, em geral disponível apenas na saúde privada, é capaz de detectar mais de 50.
O projeto também determina que os estabelecimentos de saúde que atenderem gestantes devam informá-las a respeito da triagem neonatal de doenças disponibilizada no SUS, e as opções disponíveis na rede privada, se existentes.
O autor do projeto, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), destaca que milhões de crianças nascem anualmente no Brasil sem ter acesso a essa triagem expandida. Segundo ele, a diferença da triagem da rede pública para a rede privada reflete a desigualdade de acesso à saúde em nosso País.
“A jornalista Larissa Carvalho contou a história de seu filho num vídeo comovente e esclarecedor, disponibilizado no Youtube: 'Eu matei os neurônios do meu filho', disse. Nesta apresentação, ela explica que, se conhecesse e tivesse acesso ao teste do pezinho ampliado, seu filho poderia ter iniciado o tratamento nos primeiros dias de vida, e não estaria em uma cadeira de rodas”, exemplifica o autor.
Fonte: Agência Câmara de Notícias.