Maio Amarelo 2020 será digital relacionada ao combate ao Coronavírus

campanha maio amarelo
Foto: Divulgação/DETRAN-MA

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) tem realizado um trabalho bastante significativo nas campanhas do Movimento Maio Amarelo e, neste ano, terá um desafio maior pela frente, uma vez que a edição de 2020 será realizada com ênfase no ambiente digital. Outra mudança na campanha deste ano é que, além promover a conscientização sobre a segurança no trânsito, o Maio Amarelo 2020 também vai alertar para o combate à pandemia do COVID-19. O tema escolhido para este ano é “PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA”.

O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização da sociedade, com o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

As campanhas do Maio Amarelo costumam promover, através dos órgãos de trânsito e seus parceiros, ações que incluem palestras em escolas e empresas, seminários, abordagens nas ruas, estradas e avenidas, além de eventos esportivos como caminhadas e corridas. No entanto, essas atividades presenciais estão temporariamente suspensas em virtude das orientações do Ministério Saúde para evitar a contaminação pelo Corona Vírus, desta forma, o maior meio de divulgação da mensagem do Maio Amarelo será através das redes sociais, sites e aplicativos.

O Denatran, através da Coordenação Geral de Educação para o Trânsito (CGET), vai priorizar como público alvo da campanha caminhoneiros, motoristas de ônibus, motociclistas e ciclista que trabalham com entregas, além de profissionais de saúde em situação de deslocamento. Também está previsto a utilização do aplicativo Maio Amarelo Kids, direcionado pra o público infantil, e a inclusão de peças de divulgação nos aplicativos da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

No Maranhão, o Detran-MA, através da Coordenação de Educação para o Trânsito, já começou a planejar a sua estratégia para a divulgação no Maio Amarelo no Estado. Entre as sugestões que estão sendo estudadas estão: alterações na iluminação das fachadas dos órgãos públicos favorecendo a cor amarela, faixas em coletivos e em locais de grande movimentação, como postos gasolina e supermercados, além da utilização de cards, memes, vídeos e áudios nas redes sociais.

Caso os órgãos de trânsito retomem suas atividades de atendimento ao público ainda no mês de maio, a Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA planeja também uniformizar os funcionários de todas as repartições do Departamento com camisas promocionais do Maio Amarelo 2020, além realizar a distribuição de adesivos da Campanha nos pontos de vistoria de veículos.

Para a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, e representante do ONSV e do Movimento Maio Amarelo no Maranhão, Rositânia de Farias, as adversidades decorrentes da pandemia fazem do Maio Amarelo 2020 um evento ainda mais importante para a sociedade.

“Nos dias de hoje a valorização da vida tem estado muito presente na mídia, nos noticiários e no cotidiano das pessoas. Por isso eu acredito que essa edição de 2020 será uma das mais importantes na história das campanhas do Movimento Maio Amarelo”, afirmou.

Fonte: DETRAN-MA.

Compartilhe
Conteudo Relacionado