Um Projeto de Lei que propõe o funcionamento alternativo para os semáforos de São Luís, no horário das 21h30 às 5h, tramita na Câmara Municipal.
Segundo a proposição, nesse período, os semáforos permanecerão com a luz amarela piscando de forma intermitente. Ficando impedidas a aplicação de multas, exceto aquelas cometidas por excesso de velocidade.
Ainda de acordo com o projeto de lei, ficariam de fora apenas os semáforos instalados nos locais onde for constatada a necessidade técnica dos equipamentos permanecerem em funcionamento independente do horário, a exemplo dos cruzamentos.
A motivação para o projeto, conforme o autor, vereador Antônio Garcez (PTC), são os altos índices de violência e criminalidade facilitados pelo funcionamento dos semáforos durante o período noturno, em especial contra os motoristas, alvos das ações criminosas ao respeitarem a sinalização.
“Não raro, os locais onde os semáforos são implantados, se constituem em alvos dos marginais, que fazem dos motoristas suas vítimas, justamente devido à facilidade a estes proporcionada pela presença da sinalização semafórica que demanda a parada dos veículos”, declarou Garcez.
Fonte: Câmara Municipal de São Luís