Recentemente, dois casos de surtos psicóticos em São Luís destacaram a necessidade de um preparo adequado e de estratégias de acolhimento na abordagem dessas crises.
O caso mais recente ocorreu no último domingo, no bairro Novo Horizonte, em Paço do Lumiar. Jader Pereira da Cruz, de 35 anos, foi cercado e agredido por populares enquanto passava por um surto psicótico. Diagnosticado com esquizofrenia, ele havia invadido uma igreja antes de ser brutalmente espancado até a morte.
Na semana passada, outro caso semelhante já havia ganhado os noticiários pela falta de reação adequada nesses tipos de situações. A vítima, Kylian Patrick Nascimento Costa, de 29 anos, diagnosticado com esquizofrenia desde os 14 anos, morreu após ser baleado por uma equipe da Guarda Municipal durante um surto psicótico, no bairro Caratatiua, na capital.
Segundo o médico psiquiatra Rui Palhano, em situações de surto, o acolhimento é essencial, é preciso preparo para lidar com a crise e evitar danos maiores.
Mais informações na reportagem de Mariana Rocha, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.