Drive-thru reforça vacinação em São José de Ribamar e Paço do Lumiar

Governo abre drive-thru para vacinação em São José de Ribamar e Paço do Lumiar
Foto: Handson Chagas/Governo do Maranhão.

O Governo do Maranhão inicia, na segunda-feira (29), o drive-thru de vacinação contra a Covid-19, no estacionamento do Pátio Norte Shopping, para auxiliar os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar a agilizarem a imunização do público-alvo. O drive vai funcionar das 8h às 16h, até todos os idosos entre 70 e 74 anos de ambos os municípios serem vacinados.  

Na segunda-feira (29), a vacinação começa com os idosos de 74 anos. Os que nasceram entre janeiro e junho serão atendidos das 8h às 12h. Já os que nasceram de julho a dezembro devem se dirigir ao drive entre 12h e 16h.   

O secretário de Estado da Saúde Carlos Lula destaca que o serviço é mais uma estratégia do poder público estadual para ampliar a cobertura vacinal no Maranhão. “O serviço, assim como o seletivo que está em andamento, vai ajudar os municípios a acelerarem a vacinação do público-alvo desta etapa. A nossa intenção é proteger a nossa população o mais rápido possível, ainda mais com o cenário crítico que estamos vivendo”, enfatizou o secretário.  

Para a vacinação, devem ser apresentados documento de identificação com foto, o cartão SUS, cartão de vacinação e um comprovante de residência. O serviço será executado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Governo (Segov). 

“O Governo do Estado sempre esteve disponível para auxiliar os municípios no enfrentamento da pandemia. O drive é uma ação de apoio aos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar e é uma forma de ampliar a vacinação no estado e proteger esse público que sabemos que é mais vulnerável”, disse o presidente da EMSERH, Marcos Grande. 

Cronograma de vacinação

Depois da vacinação dos idosos de 74 anos na segunda-feira (29), a vacinação tem continuidade na terça-feira (30) com os idosos de 73 anos. Das 8h às 12h, serão atendidos os nascidos entre janeiro e junho, e das 12h às 16h os nascidos de julho a dezembro. 

Na quarta-feira (31), serão vacinados idosos de 72 anos, sendo das 8h às 12h os que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março e das 12h às 16h os nascidos em abril, maio e junho. Na quinta-feira (1º), os idosos de 72 anos que nasceram em julho, agosto e setembro serão atendidos de 8h às 12h, e os que nasceram em outubro, novembro e dezembro, das 12h às 16h.  

É importante que aqueles que buscarão as vacinas estejam atentos ao calendário de vacinação para evitar a aglomeração. A vacinação continua até que todos os idosos entre 70 e 74 anos dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar tenham sido vacinados. 

Municípios

Para alinhar o serviço com as prefeituras, responsáveis pela imunização, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniram, na última terça-feira (23), com membros das secretarias municipais de saúde dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. “Esse alinhamento é muito importante. É uma atividade em parceria, que vai beneficiar diretamente os que precisam ser vacinados e indiretamente toda a população”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Tayara Costa Pereira.

Compartilhe
Conteudo Relacionado