IFMA abre mais de 6.700 vagas em seletivo para cursos técnicos

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou o edital do Seletivo Técnico 2022. Estão sendo oferecidas 6.705 mil vagas nos cursos presenciais da educação profissional técnica de nível médio nos 29 campi da instituição.

A principal novidade é que a seleção deste ano correrá novamente por meio de provas, que serão aplicadas no dia 16 de janeiro de 2022.

O prazo para solicitar a isenção de R$ 30 reais (valor da inscrição) será no período de 19 a 26 de novembro, somente para os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família/Auxílio Brasil, PETI, entre outros) e que seja membro de família de baixa renda.

Já o período para inscrições regulares (aos que não se enquadram no perfil para solicitação de isenção) será de 30 de novembro a 21 de dezembro.

Provas

Em relação aos processos seletivos dos anos anteriores, também há novidades no número de questões da prova, que passou de 40 para 30, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. Todo o processo de aplicação das provas vai seguir rigorosamente os protocolos sanitários adotados pelo IFMA em razão da pandemia da COVID-19, a fim de assegurar a integridade da saúde dos participantes.

Formas – integrado, concomitante e subsequente 

Em relação às formas de ensino dos cursos ofertados, os candidatos poderão optar por uma das três: integrado, voltados para quem ainda vai cursar as disciplinas regulares do currículo do ensino médio, e ao mesmo tempo receber a formação técnica na área desejada; concomitante, para quem está matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino e pretende apreender paralelamente os conhecimentos técnicos de um curso profissionalizante; e subsequente, destinado a quem já concluiu o ensino médio, mas tem intenção de se formar em uma carreira específica para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Sistema de Cotas

Em cada curso ofertado no Seletivo Técnico 2022, cinquenta por cento (50%) das vagas serão destinadas a candidatos egressos de escola pública, em atendimento à Lei Nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso de alunos tanto nas universidades federais quanto nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. O Edital também traz as normas relacionadas às cotas voltadas para os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos no ato da inscrição, sendo a informação confirmada mediante procedimento de heteroidentificação realizado por Comissão de Validação institucionalmente constituída (Resolução CONSUP/IFMA N° 14/2019). A Resolução CONSUP/IFMA N° 60/2019 estabelece que, em cada curso, dois e meio por cento (2,5%) das vagas se destinem a candidatos com deficiência que se enquadrem nas condições estabelecidas pelo Decreto Nº 5.296/2004.

Fonte: IFMA

Compartilhe
Conteudo Relacionado