Mais regiões recebem vacinas contra Covid-19 no Maranhão

Mais regiões recebem vacinas contra Covid-19 no MA
Foto: divulgação/Agência Maranhão.

O Governo do Maranhão começou às 7h desta terça-feira (19) o transporte das vacinas contra o novo Coronavírus para os municípios.  São três aviões, três helicópteros e 30 automóveis fazendo o trabalho.

Após Primeira Cruz, receber a vacina por volta das 8h, a cidade de Pinheiro recebeu as primeiras vacinas. Outros municípios da Baixada também receberam as doses.

Por meio de automóveis as vacinas chegaram a Rosário e outras cidades da região na manhã desta terça-feira.

Por volta de 12h desta terça-feira um avião com as vacinas para a Região Tocantina chegou a Imperatriz. Outras cidades da região também estão recendo os imunizantes contra Coronavírus.

PÚBLICOS

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

A estimativa é de 1,75 milhão de pessoas nesta primeira etapa, ainda sem data prevista para terminar. Os demais serão vacinados após essa fase, em cronograma também a ser definido pelo Ministério da Saúde.

covid no MA
Foto: divulgação/Agência Maranhão.

VACINAS NO MA

O Maranhão deu início na noite desta segunda-feira (18) à vacinação contra o coronavírus no Estado. Os primeiros vacinados foram cinco pessoas recebidas pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões. A técnica em enfermagem Egle Martins foi a primeira.

As vacinas foram produzidas pelo Instituto Butantan e enviadas ao Maranhão pelo Ministério da Saúde. Foram enviadas 164.240 doses nesta etapa, sendo duas para cada pessoa.

VACINA EM SÃO LUÍS

O prefeito Eduardo Braide apresentou, na sexta-feira (15), o Plano Municipal de Vacinação contra o novo coronavírus. A primeira fase da campanha deverá durar sete semanas e contemplará profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos residentes em instituições de longa permanência. O plano inclui a criação de um Centro Municipal de Vacinação para centralizar o atendimento, além de assistência médica ao longo de todas as etapas da imunização para garantir a efetividade das vacinas. A imunização da população ludovicense está prevista para começar na quarta-feira (20), segundo cronograma elaborado pelo Ministério da Saúde.

VEJA O PLANO COMPLETO AQUI

AGULHAS E SERINGAS

Desde o fim de semana, o Governo Maranhão também está entregando 4 milhões de seringas e agulhas para os municípios usarem na primeira fase da vacinação. E uma nova leva está sendo comprada.

“A prefeitura de São Luís já nos pedi no domingo que entregássemos seringas, agulhas e luvas. Faremos isso para a prefeitura de São Luís e todas aquelas que estão nos pedindo”, afirmou o governador.

CONTRAINDICAÇÕES

A vacina não é indicada para pessoas com menos de 18 anos, gestantes e quem tenha reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina.

PREVENÇÃO

A máscara, o distanciamento e a higiene das mãos continuam fundamentais para o combate à doença. Isso tudo só será deixado de lado quando toda a população estiver vacinada.

 DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL

O Ministério da Saúde iniciou na manhã da segunda-feira a distribuição das vacinas contra a Covid-19 para todos os Estados. Representando o Maranhão, o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, recebeu o 1º lote das vacinas destinados ao Estado.

Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a covid-19, no último domingo (17).

Compartilhe
Conteudo Relacionado